Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33623
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_PauloSergioApostoDiasSouza_tcc.pdf1,51 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação do campo : desafio da formação de professores por área de conhecimento
Autor(es): Souza, Paulo Sérgio Apôsto Dias de
Orientador(es): Rocha, Eliene Novaes
Assunto: Interdisciplinaridade
Professores - formação
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 17-Fev-2023
Referência: SOUZA, Paulo Sérgio Apôsto Dias de. Educação do campo: desafio da formação de professores por área de conhecimento. 2018. 73 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2018.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo compreender a concepção da formação de professores por área de conhecimento, bem como sua importância e os desafios encontrados como um ponto marcante, por ela ser uma nova metodologia do curso de Licenciatura em Educação do Campo, em que busca destacar a interdisciplinaridade na Formação em área de conhecimento no contexto da prática educativa e emancipadora. O que permitiu uma reflexão acerca de uma nova estratégia visando um método integrado auxiliando no desenvolvimento do conhecimento e na forma de pensar um novo modelo escolar que passa pelo diálogo entre as disciplinas e a relação com a realidade no âmbito da formação inicial de educadores do campo. Para isso, situamos proposta de área de conhecimento no âmbito de dois contextos que se inter-relacionam da educação básica à educação superior. Buscamos situar os desafios existentes na prática dos professores formados por área e como também as premissas de tais conceitos que estão inter- relacionados com a Educação do Campo. Para tais efeitos foram feitos cinco entrevistas com professores formados na LEdoC que atuam na escola do Vale da Esperança com a intencionalidade de avaliar suas práticas bem como analisar quais atividades realizadas por eles sustentam a proposta de formação por área. O que acabamos por evidenciar que a formação por área de conhecimento é uma estratégia que visa contribuir com a transformação da forma escolar. Para o embasamento teórico, recorreremos as contribuições de alguns autores da Educação do Campo: Roseli Caldart, Mônica C. Molina, Laís Mourão Sá, Miguel G. Arroyo.
Resumén: El presente trabajo tiene por objetivo comprender la concepción de la formación de profesores por área de conocimiento, así como su importancia y los desafíos encontrados como un punto destacado, por ser una nueva metodología del curso de Licenciatura en Educación del Campo, en la que busca destacar la interdisciplinariedad en la Formación en el área de conocimiento en el contexto de la práctica educativa y emancipadora. Lo que permitió una reflexión acerca de una nueva estrategia visando un método integrado ayudando en el desarrollo del conocimiento y en la forma de pensar un nuevo modelo escolar que pasa por el diálogo entre las disciplinas y la relación con la realidad en el ámbito de la formación inicial de educadores del campo. Para ello, situamos una propuesta de área de conocimiento en el marco de dos contextos que se interrelacionan de la educación básica a la educación superior. Buscamos situar los desafíos existentes en la práctica de los profesores formados por área y como también las premisas de tales conceptos que están interrelacionados con la Educación del Campo. Para tales efectos se realizaron cinco entrevistas con profesores formados en la LEdoC que actúan en la escuela del Valle de la Esperanza con la intencionalidad de evaluar sus prácticas así como analizar qué actividades realizadas por ellos sostienen la propuesta de formación por área. Lo que acabamos por evidenciar que la formación por área de conocimiento es una estrategia que pretende contribuir con la transformación de la forma escolar. Para el embasamiento teórico, recurriremos las contribuciones de algunos autores de la Educación del Campo: Roseli Caldart, Mónica C. Molina, Laís Mourão Sá, Miguel G. Arroyo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Matemática



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.