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Título: A temática ambiental como componente curricular da formação de professores na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) : uma aproximação crítica
Autor(es): Lima, Letícia Procópio
Orientador(es): Silva, Ana Tereza Reis da
Assunto: Educação ambiental
Professores - formação
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 17-Fev-2023
Referência: LIMA, Letícia Procópio. A temática ambiental como componente curricular da formação de professores na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB): uma aproximação crítica . 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar de que forma a temática da Educação Ambiental tem sido introduzida como componente curricular do Curso de Pedagogia e sua importância para a formação de futuros educadores. O arcabouço empírico do estudo abarca a análise das ementas de disciplinas sobre a temática ofertadas no período de 2019 e início de 2022, com reflexões desenvolvidas a partir de narrativas de estudantes da graduação que tiveram contato com esse debate em seus percursos formativos. Ao todo, foram realizadas seis entrevistas narrativas por meio das quais os estudantes compartilharam suas experiências no âmbito das disciplinas por eles cursadas, ou seja, seus aprendizados e suas perspectivas sobre a importância desse componente curricular no processo formativo de futuros professores. As narrativas indicam que o contato com a temática ambiental impacta na forma como os educadores compreendem a crise ecológica e civilizatória, bem como na decisão de introduzir este debate em suas aulas e na forma como abordam a questão, caracterizando-se como um componente curricular de suma importância para a formação de futuros professores críticos e sensíveis para os problemas socioambientais. Por outro lado, seus relatos indicam como a oferta das disciplinas e a não obrigatoriedade desse componente está em descompasso com suas compreensões.
Abstract: This article aims to analyze how the theme of Environmental Education has been introduced as a curricular component of the Pedagogy Course and its importance for the training of future educators. The empirical framework of the study includes the analysis of the menus of disciplines on the subject offered in the period 2019 and early 2022, with reflections developed from narratives of undergraduate students who had contact with this debate in their formative paths. In all, six narrative interviews were conducted through which students shared their experiences within the disciplines they took, their learning and their perspectives on the importance of this curricular component in the training process of future teachers. The narratives indicate that contact with the environmental theme impacts on the way educators understand the ecological and civilizatory crisis, as well as the decision to introduce this debate in their classes and the way they approach the issue, It is characterized as a curricular component of paramount importance for the training of future critical and sensitive teachers to social and environmental problems. On the other hand, his reports indicate how the offer of disciplines and the non-obligation of this component is out of step with their understandings.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
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