Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33652
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AécioFernandesGalizaMagalhães.pdf5,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Observatório de dados educacionais : um sistema para as disciplinas de Programação do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília
Autor(es): Magalhães, Aécio Fernandes Galiza
Orientador(es): Holanda, Maristela Terto de
Assunto: Programação (Computadores)
Algoritmos
Reprovação escolar
Linguagem de programação (Computadores)
Data de apresentação: 9-Nov-2021
Data de publicação: 17-Fev-2023
Referência: MAGALHÃES, Aécio Fernandes Galiza. Observatório de dados educacionais: um sistema para as disciplinas de Programação do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília. 2021. xii, 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O ensino da primeira linguagem de programação tem sido estudado ao longo do tempo e é um desafio para alguns alunos ao entrar na Universidade. As disciplinas introdutórias de programação da Universidade de Brasília apresentam altos índices de reprovação em cursos como Licenciatura em Computação (51,4% em Algoritmos e Programação de Computadores) e Matemática (46,1% em Introdução à Ciência da Computação para o período do primeiro semestre de 2016 ao segundo semestre de 2019). Em alguns cenários, é perceptível uma maior dificuldade para alunos pertencentes ao sistema de cotas, evidenciado pelo aumento na taxa de reprovação para o curso de Matemática, que torna-se 47,6%. Este contexto pode ser melhor investigado por meio de técnicas de visualização de dados. Este trabalho apresenta o Observatório de Dados Educacionais, um sistema desenvolvido para exibir gráficos baseados em diferentes algoritmos de visualização do histórico das turmas de disciplinas introdutórias de programação do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília. O sistema pode ser utilizado por professores e coordenadores dos cursos para reconhecer o perfil dos alunos, visando dimensionar o problema das reprovações e auxiliar na tomada de decisão.
Abstract: Teaching the first programming language has been studied over time and is a challenge for some students when entering University. The introductory programming courses at the University of Brasília have high failure rates in courses such as Bachelor’s Degree in Education in Computer Science (51.4% in Algorithms and Computer Programming) and Mathematics (46.1% in Introduction to Computer Science for the period from the first semester of 2016 to the second semester of 2019). In some scenarios, it is noticeable a greater difficulty for students belonging to the quota system, evidenced by the increase in the failure rate for the Mathematics course, which becomes 47.6%. This context can be investigated through data visualization techniques. This work presents the "Observatório de Dados Educacionais", a system developed to display graphs based on different algorithms for visualizing the history of classes in introductory programming courses at the Department of Computer Science at the University of Brasília. The system can be used by professors and course coordinators to recognize the profile of students, aiming to scale the problem of failure and assist in decision making.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.