Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33695
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_FernandaGouveiaFonseca_tcc.pdf6,32 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Street paper sobre cultura no Brasil : perspectivas de viabilidade a partir da revista Traços
Autor(es): Fonseca, Fernanda Gouveia
Orientador(es): Sá, Sérgio Araújo de
Assunto: Jornalismo
Identidade cultural
Imprensa alternativa
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 24-Fev-2023
Referência: FONSECA, Fernanda Gouveia. Street paper sobre cultura no Brasil: perspectivas de viabilidade a partir da revista Traços. 2022. 46 f., il . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Organizacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Tendo em vista que o street paper é um tipo de mídia com características de funcionamento específicas e considerado recente, portanto ainda pouco explorado academicamente, pesquisa-se sobre as perspectivas de viabilidade de um jornal de rua cultural no Brasil partindo do funcionamento da revista Traços – com circulação em Brasília e Rio de Janeiro –afim de responder a pergunta: Como um street paper cultural pode ser viável no Brasil de hoje? Para tanto, é necessário analisar e investigar a produção e organização da revista Traços para compreender a viabilidade de um jornal de rua no Brasil, bem como identificar os pontos necessários no processo de produção da revista Traços e compreender o papel da mídia impressa sobre cultura na era da informação. Realiza-se, então, um artigo acadêmico utilizando as metodologias de referências bibliográficas sobre os temas principais, além de entrevistas com integrantes da revista Traços e trechos da publicação para embasar os argumentos e alcançar os objetivos da pesquisa. Conclui-se que o financiamento da publicação a partir de patrocinadores e auxílios governamentais é um ponto diferencial para definir a viabilidade e a qualidade, além de outros fatores como o formato, a estratégia editorial e a composição da equipe do projeto.
Abstract: Considering that street paper is a kind of media with specific characteristics of operation and considered recent, therefore it is still little explored academically, were search about the feasibility perspectives of a cultural street paper in Brazil based on the operation of Traços magazine – with circulation in Brasília and Rio de Janeiro –in order to answer the question: How can a cultural street paper be feasible in Brazil today? To do so, it is necessary to analyze and investigate the production and organization of Traços magazine in order to understand the feasibility of a street paper in Brazil, as well as to identify possible successes and failures in the production process of Traços magazine and to understand the role of cultural print media in the information age. An academic article is then carried out using the methodologies of bibliographical references about the main themes, as well as interviews with members of Traços magazine and excerpts from the publication to support the arguments and reach the research objectives. It is concluded that the financing of the publication from sponsors and governmental aids is a differential point to define the viability and quality, besides other factors such as the format, the editorial strategy and the composition of the project team.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.