Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33696
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AndressaAlmeidaCastroKammoun_tcc.pdf6,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Tendências de consumo de moda sustentável pós-isolamento social : análise comparativa das campanhas publicitárias da Reserva e da Osklen
Autor(es): Kammoun, Andressa De Almeida Castro
Orientador(es): Belisário, Katia Maria
Assunto: Moda - sustentabilidade
Covid-19
Comportamento do consumidor
Data de publicação: 24-Fev-2023
Referência: KAMMOUN, Andressa De Almeida Castro. Tendências de consumo de moda sustentável pós-isolamento social: análise comparativa das campanhas publicitárias da Reserva e da Osklen. 2022. 76 f., il . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Organizacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O avanço da internet tem resultado em um maior descrédito da publicidade tradicional, no crescimento das redes sociais e na circulação da informação prioritariamente nos meios digitais. Destaca-se ainda, a evolução de tecnologias de informação, a massificação da comunicação e a mudança no comportamento do consumidor. O mercado de moda tem acompanhado essas transformações. Pesquisa feita para McKinsey & Company, por Hoefel e Tripoli (2020), aponta que a pandemia trouxe muitas transformações tais como: uma maior consciência do novo consumidor, a busca pela saúde, qualidade de vida e sustentabilidade, apresençado comércio digital e a exigência de um propósito das organizações. Esta monografia tem como objetivo geral analisar as tendências contemporâneas no cenário do consumo de moda com proposta sustentável após a crise sanitária. Como estudo, pretende-se responder às seguintes perguntas de pesquisa: 1)Quais tendências de consumo de moda se estabeleceram no período inicial da pandemia da Covid-19 e se estenderam ao pós-isolamento social? 2) De que maneira elas impactaram na comunicação das marcas sustentáveis, Reserva e Osklen, com seu público? O percurso metodológico desta monografia inclui pesquisa bibliográfica sobre moda, marketing, marca, branding e sustentabilidade, assim como uma análise comparativa das campanhas e estratégias utilizadas pelas duas marcas de roupa selecionadas para sobreviver em em tempos de crise do Coronavírus. A análise mostra que as duas tiveram estratégias diferentes para os mesmos assuntos e, por consequência, resultados proporcionais a suas ações. Apesar de ambas concordarem na importância das ações em prol de questões socioambientais, o impacto das estratégias também se divergem, assim como a imagem da marca perante os olhos dos consumidores, como consequência.
Abstract: The advancement of the internet has resulted in a greater discrediting of traditional advertising, the growth of social networks and the circulation of information primarily in digital media. Also note worthy is the evolution of information technologies, the massification of communication and the change in consumer behavior. The fashion market has followed these changes. Research carried out for McKinsey & Company, by Hoefel and Tripoli (2020), points out that the pandemic has brought many changes such as: greater awareness of the new consumer, the search for health, quality of life and sustainability, the presence of digital commerce and the requirement of an organization's purpose. This monograph has the general objective of analyzing contemporary trends in the scenario of fashion consumption with a sustainable proposal after the health crisis. With the study, it is intended to answer the following research questions: 1)Which fashion consumption trends were establishedin the initial period of the Covid-19 pandemic and extended to the post-socialisolation? 2)How did they impact the communication of sustainable brands, Reserva and Osklen, with their audience? The methodological course of this monograph includes bibliographic research on fashion, marketing, branding, branding and sustainability, as well as a comparative analysis of the campaigns and strategies used by the two clothing brands selected to survive in times of crisis of the Coronavirus. The analysis shows that the two had differents trategies for the same issues and, consequently, results proportional to their actions. Although both agree on theim portance of actions in favor of socio-environmental issues, the impact of the strategies also differ, as well as the brand image in the eyes of consumers, as a consequence.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.