Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33709
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LarisaCostaSilva_tcc.pdf1,63 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Covid-19 e situação de rua : análise discursiva crítica de textos publicados em O Trecheiro (2020-2022)
Autor(es): Silva, Larissa Costa
Orientador(es): Resende, Viviane de Melo
Assunto: Pessoas em situação de rua
Covid-19
Análise do discurso
Políticas públicas
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 24-Fev-2023
Referência: SILVA, Larissa Costa. Covid-19 e situação de rua: análise discursiva crítica de textos publicados em O Trecheiro (2020-2022). 2022. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Neste trabalho analisamos a representação discursiva da situação de rua no jornal de rua O Trecheiro, durante o período pandêmico (e pós)de 2020 a 2022. O corpus da pesquisa agrupa 20 edições que estão disponíveis no site da Rede Rua e, assim, foram sistematizadas integralmente no software NVivo11Pro. Com base no aporte teórico da Análise do Discurso Crítica, enquadrado por Fair clough (2001 e 2003) evan Leeuwen (2008), estudamos três categorias analíticas: intertextualidade e fontes jornalísticas, modos de avaliação de pessoas em situação de rua e modos de referência de pessoas em situação de rua. O uso do NVivo propiciou nossa pesquisa, de caráter qualitativo, pois tivemos uma ferramenta produtiva para codificação e cruzamento dos dados obtidos. A partir do recorte analítico, cruzando textos que tratam da situação de rua e da pandemia de Covid-19, buscamos acessar como o jornal se organiza em termos de gênero e suporte e quais são as vozes que falam da PSR, considerando o grave contexto de assistência social e políticas públicas nos últimos dois anos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.