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Título: O princípio de ação para o empoderamento climático na América Latina
Autor(es): Mamede, Nathalia Rezende
Orientador(es): Ribeiro, Thais Lemos
Assunto: Ação para o empoderamento climático (ACE)
Empoderamento climático
Governança climática
América Latina
Data de apresentação: 6-Out-2022
Data de publicação: 27-Fev-2023
Referência: MAMEDE, Nathalia Rezende. O princípio de ação para o empoderamento climático na América Latina. 2022. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho visa a discutir a Ação para o Empoderamento Climático (ACE), princípio relacionado ao Artigo 6 da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) e ao Artigo 12 do Acordo de Paris, e sua implementação na região da América Latina e o Caribe. Ao relacionar aspectos de educação ambiental e climática, capacitação, sensibilização pública, cooperação internacional e acesso público à informação, o princípio ACE revela uma discussão sobre o papel de outros atores dentro de um sistema composto por Partes estatais. Por meio de um estudo exploratório, foram levantados a partir de fontes primárias o estado da implementação de quatro elementos relevantes para ACE, sendo eles a implementação institucional, a educação ambiental, o acesso público à informação e o alinhamento das políticas nacionais com o tema. Apesar de apresentarem lacunas distintas desde o reporte de atividades até a não padronização de termos e políticas, notou-se a existência de um esforço em todos os quatro países analisados (República Dominicana, Brasil, Argentina e Colômbia) em relação aos elementos escolhidos para a análise. Além disso, a América Latina e o Caribe apresentam esforços regionais para aplicação de componentes de ACE.
Abstract: This paper aims to discuss Action for Climate Empowerment (ACE), principle related to Article 6 of the United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC) and Article 12 of the Paris Agreement, and its implementation in the Latin American and Caribbean region. By relating aspects of environmental and climate education, training, public awareness, international cooperation and public access to information, ACE reveals a discussion about the role of new actors within a system composed mostly of state Parties. Through an exploratory study from primary sources it was established the status of implementation of four elements considered relevant to ACE: institutional implementation, environmental education, public access to information and alignment of national policies. Although each country presents distinct gaps, from activity reporting to non standardization of national terms and policies, there is an effort in all four countries analyzed (Dominican Republic, Brazil, Argentina and Colombia) related to the implementation of the elements chosen for the analysis. In addition, Latin America and the Caribbean present regional efforts for the enforcement of ACE components.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2022.
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