Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33801
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AnaLuisaAlvarengaDeSantAna_tcc.pdf506,01 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A aplicação do conceito de “Direito a Cidade” em povoados quilombolas no interior do Brasil
Autor(es): Sant'Ana, Ana Luisa Alvarenga de
Orientador(es): Teixeira, Graziela Dias
Assunto: Direito à cidade
Quilombos
Políticas públicas
Kalunga (Comunidade quilombola brasileira)
Data de publicação: 27-Fev-2023
Referência: SANT’ANA, Ana Luisa Alvarenga de. A aplicação do conceito de “Direito a Cidade” em povoados quilombolas no interior do Brasil. 2022. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa e tem como proposta a averiguação das políticas públicas de afirmação e defesa dos direitos quilombolas no Brasil, com recorte da comunidade Kalunga, situada no nordeste goiano, à cerca de 350 km da capital federal. Mantendo como ponto norteador a Lei 10.257 de 10 de julho de 2001, conhecida como “Estatuto da Cidade”, e o Art. 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal de 1988, que reconhece e regulamenta a posse e titulação de terras aos povos quilombolas. Desta forma, o trabalho perpassa a busca de compreender como é realizada a aplicação dessas políticas públicas e se essa aplicação é considerada satisfatória. Foram realizadas pesquisas de campo, que consistiram na realização de entrevistas semiestruturadas. Nos resultados foi possível notar que há uma insuficiência na aplicação de políticas públicas de proteção ao direito à cidade na Comunidade Kalunga.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.