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dc.contributor.advisorCoêlho, Denilson Bandeira-
dc.contributor.authorSantos Filho, Inerves José dos-
dc.identifier.citationSANTOS FILHO, Inerves José dos. A priorização da política pública da educação básica refletida no Ideb por gestores municipais em um cenário de aperto fiscal. 2022. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA educação básica tem como finalidade a formação do indivíduo para um melhor enfrentamento dos desafios que lhe sobrevêm com o passar do tempo, e a qualidade dessa educação tem reflexos na capacidade do indivíduo de resolver esses problemas. Nada obstante no Brasil a educação básica ser uma política pública obrigatória, muitos gestores municipais enfrentam o desafio de terem que atender às demandas relacionadas a essa política pública em cenário de endividamento ou de baixa arrecadação. É diante desse cenário, com o fim de avaliar como os prefeitos municipais priorizam a educação básica, que se desenvolve esse trabalho, no qual são avaliados os resultados da política pública da educação básica a partir do Ideb médio de municípios das regiões Sul e Nordeste, nos anos de 2013 e 2015, em uma amostra de 40 municípios, na faixa populacional de 20.001 a 50.000 habitantes. Tais resultados são confrontados com variáveis políticas (competição eleitoral), socioeconômicas (emprego e renda), fiscais (endividamento e arrecadação), de gestão fiscal e geográficas – sem a utilização de sofisticados métodos estatísticos – e discutidos a partir do referencial teórico. Constatou-se, ao final, que há gestores que priorizam a educação básica, diante do aperto fiscal, porém as conclusões apontam para a necessidade de que os municípios estejam em melhores situações de arrecadação e endividamento para a consecução de resultados do Ideb que representem uma diminuição do fosso educacional entre as regiões estudadas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.subject.keywordÍndice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)pt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.titleA priorização da política pública da educação básica refletida no Ideb por gestores municipais em um cenário de aperto fiscalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-27T19:24:14Z-
dc.date.available2023-02-27T19:24:14Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33818-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Basic education aims to train the individual to better face the challenges that come to him over time, and the quality of this education has an impact on the individual's ability to solve these problems. Even though basic education in Brazil is a mandatory public policy, many mayors face the challenge of having to meet the demands related to this public policy in a scenario of indebtedness or low collection. It is in this scenario, in order to assess how municipal mayors prioritize basic education, that this work is developed, in which the results of public policy for basic education are evaluated based on the average basic education development index - BEDI of municipalities in the South and Northeast regions, in 2013 and 2015, in a sample of 40 municipalities, in the population range from 20,001 to 50,000 inhabitants. Such results are confronted with political (electoral competition), socioeconomic (employment and income), fiscal (debt and collection), fiscal management and geographic variables - without the use of sophisticated statistical methods - and discussed from the theoretical framework. It was found, in the end, that there are managers who prioritize basic education, in the face of fiscal tightening, but the conclusions point to the need for municipalities to be in better situations of collection and indebtedness to achieve BEDI results that represent a reduction of the educational gap between the regions studied.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



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