Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33824
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LeticiaSthefanieBritoCampos_tcc.pdf620,06 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A violência obstétrica como projeto de lei no Brasil: atrizes e atores no parlamento
Autor(es): Campos, Letícia Sthefanie Brito
Orientador(es): Carneiro, Rosamaria Giatti
Assunto: Violência obstétrica
Projetos de lei
Direitos sexuais e reprodutivos
Violência de gênero
Mulheres
Mulheres - violência
Mulheres grávidas
Parturientes
Data de apresentação: 28-Dez-2022
Data de publicação: 27-Fev-2023
Referência: CAMPOS, Letícia Sthefanie Brito. A violência obstétrica como projeto de lei no Brasil: atrizes e atores no parlamento. 2022. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Através de uma recuperação bibliográfica entre a Saúde Coletiva, Antropologia e a Ciência Política, buscou-se compreender as movimentações dentro da Câmara dos Deputados e do Senado Federal acerca do reconhecimento e medidas de prevenção sobre “violência obstétrica”. A pesquisa envolveu uma revisão bibliográfica dentro das três ciências citadas, bem como a busca por proposições legislativas e análises de audiência públicas nos respectivos sites das casas legislativas. Percebeu-se que a discussão sobre violência obstétrica compõe a discussão sobre violência de gênero e direitos sexuais e reprodutivos. Ainda, que as proposições legislativas pouco avançam demonstrando uma ausência de motivação por parte dos parlamentares para uma mobilização sobre o tema, apesar de constantes denúncias nas mídias sobre práticas violentas no parto. Mostra-se dessa maneira, que o avanço para discussões em termos legislativos, envolvem vontades políticas, pautas e crenças dos parlamentares sejam conservadores ou progressistas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.