Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33830
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MariaEduardaCarvalhoDeSousa_tcc.pdf288,41 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Violência política de gênero no Brasil: interseccionalidade e o perfil das candidatas das eleições de 2020
Autor(es): Sousa, Maria Eduarda Carvalho de
Orientador(es): Tokarski, Flávia Millena Biroli
Assunto: Violência política
Mulheres
Mulheres - atuação parlamentar
Eleições
Mulheres na política
Mulheres - violência
Eleições municipais
Violência política de gênero
Violência de gênero
Data de apresentação: 22-Set-2022
Data de publicação: 27-Fev-2023
Referência: SOUSA, Maria Eduarda Carvalho de. Violência política de gênero no Brasil: interseccionalidade e o perfil das candidatas das eleições de 2020. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente artigo visa analisar os padrões da violência política contra a mulher nas eleições municipais do ano de 2020, com foco nas candidatas ao cargo de vereadora. A partir de um levantamento de casos feito através de pesquisas pela ferramenta de busca do Google com as palavras-chave: candidata/violência, candidata/violência/gênero e candidata negra/ violência, levantamos um conjunto de casos, complementados pelo relatório do Instituto Marielle Franco. Procuramos identificar as manifestações da violência que ocorreram nesse período, observando seus padrões, em correlação com os perfis das mulheres. Para realizar a análise empírica, fizemos antes um balanço da discussão acerca da violência política de gênero/contra mulher na sociedade brasileira, em que nos atentamos ao conceito de interseccionalidade, que nos parece fundamental no contexto brasileiro.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.