Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33838
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_IsabelaOliveiraSilva_tcc.pdf8,83 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Clube de Leitura FAC-UnB: uma proposta de projeto cultural para incentivo à leitura na Faculdade de Comunicação da UnB
Autor(es): Silva, Isabela Oliveira
Orientador(es): Moura, Dione Oliveira
Assunto: Clube de leitura
Leitura
Data de apresentação: 16-Set-2022
Data de publicação: 27-Fev-2023
Referência: SILVA, Isabela Oliveira. Clube de Leitura FAC-UnB: uma proposta de projeto cultural para incentivo à leitura na Faculdade de Comunicação da UnB. 2022. 153 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Ler é uma experiência individual. Entretanto, pode se tornar coletiva a partir das discussões em um clube de leitura. Este projeto tem como objetivo relatar a experiência da criação de um clube de leitura na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC-UnB), realizado de forma híbrida, no período de junho a setembro de 2022. O trabalho visa ainda explicar a concepção do clube, os mecanismos de divulgação e comunicação, como a comunidade no Instagram e possível continuidade do projeto. Para isso, buscou-se uma revisão teórica sobre o assunto, entrevistas com criadores e mediadores de outros clubes de leitura e o lançamento de um formulário de potencial de interesse ao público-alvo. Este trabalho também é ancorado no método de pesquisa participante, em que o pesquisador se insere no objeto de estudo, neste caso, como a figura do mediador. Os depoimentos dos participantes e dos entrevistados revelaram o aspecto transformador da leitura, o sentimento de pertencer a uma comunidade, o compromisso em ler um livro de maneira conjunta, além do estreitamento de barreiras geográficas com reuniões híbridas. A criação de uma comunidade no Instagram também possibilitou expandir e divulgar um clube de leitura universitário na internet, para assim, atingir mais pessoas.
Abstract: Reading is an individual experience. However, it can become collective from discussions in a book club. This project aims to report the experience of creating a reading club at the Faculty of Communication of the University of Brasília (FAC-UnB), done in a hybrid way, between june to september 2022. This work still aims to explain the conception of the club, the communication and divulgation mechanisms, like the Instagram community and the possibility of continuity of the club. Therefore, it was sought a theoretical review on the subject, interviews with creators and mediators of other reading clubs and launching a form of potential interest to the target audience. This work is also anchored in the participatory research method, in which the researcher is inserted in the object of study, in this case, as the figure of the mediator. The testimonials of the participants and the interviewees revealed the transforming aspect of reading, the feeling of belonging to a community, the commitment to read a book together, beyond the narrowing of geographical barriers with hybrid meetings. The creation of a community on Instagram also made it possible to expand and publicize a university reading club on the Internet, in order to reach more people.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.