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dc.contributor.advisorGramacho, Wladimir Ganzelevitch-
dc.contributor.authorPereira, Isadora Martins-
dc.identifier.citationPEREIRA, Isadora Martins. Desinformação sobre a vacinação infantil contra a Covid-19: um estudo experimental sobre estratégias de refutação. 2022. [34] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO excesso de informações inverídicas circulando nas redes sociais durante a pandemia levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar a existência de uma infodemia. A literatura científica mostra que a crença em desinformação está associada a uma menor predisposição à vacinação, prejudicando o combate ao coronavírus. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo medir a efetividade de estratégias de refutação que possam mitigar as consequências da desordem informacional e estimular atitudes pró-vacinação. Foi utilizado um experimento inserido em um survey on-line para comparar o efeito das estratégias de refutação simples e balanceada sobre a opinião dos participantes em relação à vacinação infantil contra a Covid-19. Os resultados mostram que a refutação simples influenciou negativamente a atitude vacinal. Por outro lado, a refutação balanceada apresentou efeitos positivos, mas não teve resultados estatisticamente significativos entre os prováveis pais e mães de crianças — o público-alvo das estratégias para incentivar a vacinação infantil. Portanto, para pesquisas futuras, sugere-se estudar a eficácia de outras intervenções contra a desinformação sobre a imunização das crianças.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInfodemiapt_BR
dc.subject.keywordDesinformaçãopt_BR
dc.subject.keywordVacinaçãopt_BR
dc.subject.keywordVacinação infantilpt_BR
dc.titleDesinformação sobre a vacinação infantil contra a Covid-19: um estudo experimental sobre estratégias de refutaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-27T19:47:54Z-
dc.date.available2023-02-27T19:47:54Z-
dc.date.submitted2022-09-30-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33840-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The amount of untrue information circulating on social media during the pandemic made the World Health Organization (WHO) declare the existence of an infodemic. There’s scientific evidence that the belief in disinformation is related to lower vaccination intention. In this sense, this study aims to explore how refutational strategies could mitigate the consequences of information disorder and which intervention might be most effective in stimulating a pro-vaccine attitude. An experiment inserted in an online survey was used to compare the effect of one-sided and two-sided refutational messages on the opinion of participants regarding child's vaccination against Covid-19. The results show that the one-sided message negatively influenced the vaccination attitude. On the other hand, the two-sided message had positive effects, but did not have statistically significant results among likely parentes, which highlights the need to test other strategies to encourage child's vaccination.pt_BR
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



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