Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3386
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MariaCeciliadosSantosQueirozdaSilva.pdf245,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Clínica psicodinâmica do trabalho com servidores públicos federais de uma agência reguladora
Autor(es): Silva, Maria Cecília dos Santos Queiroz da
Assunto: Psicodinâmica do trabalho
Servidores públicos
Data de apresentação: Nov-2011
Data de publicação: 25-Abr-2012
Referência: SILVA, Maria Cecília dos Santos Queiroz da. Clínica psicodinâmica do trabalho com servidores públicos federais de uma agência reguladora. 2011. 35 f. Monografia (Especialização em Psicodinâmica do Trabalho)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este estudo se propõe a realizar a análise psicodinâmica do trabalho dos profissionais de uma das áreas finalísticas de uma Agência Reguladora. O referencial teórico é o da Psicodinâmica do Trabalho e o método utilizado foi a Clínica do Trabalho. Participaram do trabalho onze pessoas e foram realizadas oito sessões, além da sessão de devolução, uma vez por semana, com duração aproximada de 1 hora e 30 minutos, durante o horário de trabalho, em sala de reunião da instituição. Para análise dos dados, foi utilizada a Análise Clínica do Trabalho. Concluiu-se, a partir da análise, que apesar do coletivo não ter se mobilizado em toda a sua potência, a Clínica do Trabalho possibilitou um espaço de escuta e fala dos sujeitos, a compreensão das vivências de prazer e sofrimento no trabalho e a descoberta das estratégias utilizadas pelos trabalhadores para lidar com o real do trabalho.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho, 2011.
Aparece na Coleção:Psicodinâmica do Trabalho



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons