Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33886
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_SheilaValeriaSoaresCunha_tcc.pdf624,37 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Aula de literatura : estimulando a criatividade, criando sentidos
Autor(es): Cunha, Sheila Valéria Soares
Orientador(es): Nakagome, Patrícia Trindade
Assunto: Criatividade
Aprendizagem
Leitura
Literatura
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 28-Fev-2023
Referência: CUNHA, Sheila Valéria Soares. Aula de literatura: estimulando a criatividade, criando sentidos. 2022. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A vida acadêmica do professor move-se em busca de soluções para os desfalques do ensino. Assim, este projeto visa propor uma nova visão sobre o modo de avaliação de alguns conteúdos, em especial, o ensino de leitura e literatura. A sequência didática baseada na Teoria da Aprendizagem por Projetos apresentada tem o objetivo de estimular a criatividade do aluno, fazendo com que ele organize os sentidos criados sobre as diferentes pautas e conteúdos durante o processo escolar, relacionando-os com a realidade. A expressão da criatividade e dos sentidos por parte do aluno é peça fundamental para a finalidade dos tipos de atividades demonstradas neste estudo e para a metodologia que se pretende aplicar. Desse modo, o discente se transforma no protagonista da sugestão de ensino demonstrada, o que é coerente com o programa do Novo Ensino Médio recentemente implantado no sistema de ensino brasileiro. O primeiro ponto é vincular os conceitos de criatividade e sentido dentro do contexto de ensino e aprendizagem. Posteriormente, apresentar um modelo de projeto para avaliação de aula de literatura, levando em consideração o fator social da obra e as conexões que o aluno consegue formar a partir da leitura do livro sugerido e das atividades elaboradas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.