Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33887
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_DanielleRibeiroDeCarvalhoOliveira_tcc.pdf328,78 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Crise ecológica na trilogia Comando Sul : entre a distopia social e a utopia ambiental
Autor(es): Oliveira, Danielle Ribeiro de Carvalho e
Orientador(es): Nuto, João Vianney Cavalcanti
Assunto: Ecologia
Ficção
Meio ambiente
Data de apresentação: 23-Set-2022
Data de publicação: 28-Fev-2023
Referência: OLIVEIRA, Danielle Ribeiro de Carvalho e. Crise ecológica na trilogia Comando Sul: entre a distopia social e a utopia ambiental. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por finalidade estudar o projeto literário do autor anglófono de destaque na literatura ecocrítica, Jeff Vander Meer, o nome mais expressivo do subgênero New Weird, ou ficção do estranho em tradução livre. Apurar-se-á as maneiras pelas quais esse novo subgênero literário, uma mistura de elementos do fantástico, da ficção científica e do horror cósmico, tece narrativas frenéticas e imaginativas e se mostra inovador ao abordar a temática dos problemas ambientais enfrentados pela contemporaneidade. Para tal, este trabalho analisará aspectos bibliográficos do autor, afim de estabelecer conexões com sua sobras, e examinará seus universos ficcionais elaborados em mais de um livro, com a finalidade de elencar as características predominantes da autoria do artista. O objeto central de análise deste escrito acadêmico é a série demais sucesso de Vander Meer, a trilogia Comando Sul, composta por Aniquilação (2014), Autoridade (2015)e Aceitação (2016). Seu primeiro volume foi traduzido para mais de 35 idiomas e eleito best-seller pelo jornal New York Times. Após a interpretativa análise da composição da narrativa alegórica que usa do fantástico para confrontar o leitor com a real crise ecológica pelos conceitos de Massaud Moisés (2004), Osman Lins (1976), Borges Filho (2007)e António Candido (1976), alguns paralelos entre as ideias de Vander Meer e a filosofia de Ailton Krenak (2021) –um dos líderes indígenas brasileiros mais proeminentes na luta pela preservação ambiental –foram inseridos na busca por enfatizar a atualidade e urgência do assunto.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.