Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33895
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GabrielaPereiraAlves_tcc.pdf317,54 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O reino vegetal como um instrumento de entendimento do ser : uma análise do pertencimento e da transformação através de poemas de Cora Coralina
Autor(es): Alves, Gabriela Pereira
Orientador(es): Rodrigues, Fabricia Walace
Assunto: Coralina, Cora, 1889 -1985
Literatura brasileira
Vegetação
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 28-Fev-2023
Referência: ALVES, Gabriela Pereira. O reino vegetal como um instrumento de entendimento do ser: uma análise do pertencimento e da transformação através de poemas de Cora Coralina. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Os estudos acerca do meio ambiente e do reino vegetal estão, cada vez mais, em voga. Desenvolvemos este trabalho com o objetivo de contribuir com os estudos literários a respeito das plantas e com as análises da obra de Cora Coralina, por acreditar que ainda há muito a ser explorado na ampla rede de relações existentes em todas as formas de vida no planeta. Este trabalho conta com reflexões de bases ontológicas e poéticas, sendo feito o uso da escrita ensaística que nos é facultada em trabalhos dessa natureza. Assim, visando à ampliação das tantas compreensões e interpretações referentes aos poemas de Cora Coralina, desenvolvemos um estudo pela perspectiva do pertencimento e da transformação, demonstrando que todas as formas de vida estão interligadas e que o reino vegetal contribui grandiosamente para a compreensão do que é a terra — enquanto berço do plantio e do cultivo — e do que significa existir.
Abstract: Studies about the environment and the plant kingdom are increasing frequently. This work was developed due to the aim of contributingto the literary studies about plants in general and the analysis of Cora Coralina’s poetic work, since it’s believed there is still much to be explored in the vast network of relationships that exist between all forms of life on the planet. This work is based on ontological and poetical reflections, which were described using a more fluid writing, whichis provided to us in this type of work. Therefore, aiming at expanding the many understandings and interpretations regarding Cora Coralina’s poems, this work is developed through the perspective of belonging and transformation, making possible to realize that all forms of life are connectedand that the plant kingdom contributes greatly to the understanding of what land —as a place to plant and cultivate —is and what it means to exist.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.