Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33910
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_FlaviaMariaNevesMarques_tcc.pdf1,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Turismo rural como alternativa à desigualdade no campo: uma análise do projeto colha e pague na produção de morangos em Brazlândia/DF
Autor(es): Marques, Flávia Maria Neves
Orientador(es): Perafán, Mireya Eugenia Valencia
Assunto: Turismo rural
Projeto Colha e Pague
Produtores rurais
Data de apresentação: 26-Jun-2019
Data de publicação: 28-Fev-2023
Referência: MARQUES, Flávia Maria Neves. Turismo rural como alternativa à desigualdade no campo: uma análise do projeto colha e pague na produção de morangos em Brazlândia/DF. 2019. viii, 62 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão de Agronegócios) — Universidade de Brasília, 2019.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo analisar os benefícios que o turismo rural pode oferecer aos pequenos produtores rurais para diminuir as desigualdades econômicas e sociais que os cercam. Para tal, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre a ruralidade contemporânea, a evolução e conceito do turismo rural, uma breve abordagem dos circuitos curtos de produção e o comportamento dos consumidores no turismo. Além disso, foi feita uma investigação do Projeto Colha e Pague, liderado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (EMATER-DF), que abrangeu produtores, consumidores e a coordenadora do projeto. Para o alcance do objetivo, utilizou-se de abordagem qualitativa e quantitativa. Os resultados foram obtidos através de entrevistas estruturadas, semiestruturadas e questionário online. As constatações do estudo confirmam a hipótese de que o turismo rural é uma alternativa favorável para as pequenas propriedades, com algumas ressalvas específicas ao Projeto Colha e Pague: por ser um evento pontual, que acontece anualmente durante a Festa do Morango em Brazlândia, ele não pode, até então, ser considerado como uma fonte de renda regular para os produtores. Por outro lado, a pesquisa com os consumidores mostrou a atividade como uma tendência de consumo, indicando que sua introdução nas propriedades rurais pode ser um caminho para contornar as dificuldades enfrentadas atualmente. No mais, ponderando que a desigualdade envolve aspectos para além da insuficiência de renda, concluiu-se com o estudo que a integração das populações rural e urbana permite proveitos e aprendizados para as duas partes, contribuindo para a inserção social.
Abstract: The present study aimed to analyze the benefits that rural tourism can offer to small rural producers, given the situation of inequality that surrounds them. For this, a bibliographic review was carried out about contemporary rurality, the evolution and concept of rural tourism, a brief approach to short production circuits and consumer behavior in tourism. In addition, an investigation of the Colha e Pague Project, led by EMATER-DF, which included producers, consumers and the project coordinator, was done. To reach the objective, a qualitative and quantitative approach were used. The results were obtained through structured interviews, semi-structured interviews and online questionnaire. The findings of the study confirm the hypothesis that rural tourism is a favorable alternative for small farms, with some specific caveats to the Colha e Pague Project: as it is a punctual event, that happens annually during the Strawberry Festival in Brazlândia, it can not, until then, be considered as a source of regular income for producers. On the other hand, consumer research has denounced the activity as a consumption trend, indicating that its introduction in rural properties may be a way to overcome the difficulties currently faced. Moreover, considering that inequality involves aspects beyond income insufficiency, it was concluded with the study that the integration of rural and urban population allows advantage and learning for both parties, contributing to social insertion.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Agronegócios - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.