Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33985
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MicaelaNunesMartinsDosReis.pdf247,99 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCañas Chávez, Fidel Armando-
dc.contributor.authorReis, Micaela Nunes Martins dos-
dc.identifier.citationREIS, Micaela Nunes Martins dos. Crenças sobre o conceito de proficiência em um curso multilíngue de uma universidade pública do Centro-Oeste: uma análise de narrativas dos discentes. 2022. [28] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo apresentar as crenças dos alunos do curso LEA-MSI sobre o conceito de proficiência, a partir de uma análise de narrativas, refletindo e dialogando com o arcabouço teórico e com a proposta pedagógica do próprio bacharelado. Para esta finalidade, foi aplicado um questionário com quatro perguntas abertas de maneira a compreender melhor o fenômeno da proficiência a partir da concepção e do modo de ver o mundo (BARCELOS, 2010) dos discentes. Assim, foram analisadas as respostas, divididas em quatro subseções, a fim de identificar as crenças mais frequentes. Diante disso, algumas descobertas valem ser mencionadas, como a crença de que a fluência oral ainda carrega um grande peso no termo proficiência; de que a proficiência é um conceito absoluto, ou, ainda, a noção de entender e se fazer entendido em uma língua, ligada à ideia de “falar bem” um idioma.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProficiência em línguaspt_BR
dc.subject.keywordBilinguismopt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB) - estudantespt_BR
dc.titleCrenças sobre o conceito de proficiência em um curso multilíngue de uma universidade pública do Centro-Oeste : uma análise de narrativas dos discentespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-03T10:56:55Z-
dc.date.available2023-03-03T10:56:55Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33985-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present article aims to present the beliefs of LEA-MSI students about the concept of proficiency, based on an analysis of narratives, reflecting and discussing with the theoretical reference and with the bachelor's degree itself. For this purpose, a questionnaire with four open questions was applied in order to better understand the phenomenon of proficiency, based on the students' conception and way of seeing the world (Barcelos, 2010). Thus, the answers were analyzed, divided into four subsections, in order to identify the most frequent beliefs. Therefore, some findings are worth mentioning, such as the belief that oral fluency still carries a great deal of weight in the term proficiency; that proficiency is an absolute concept, or also the notion of understanding and making oneself understood in a language, linked to the idea of “speaking a language well”.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Línguas Estrangeiras Aplicadas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.