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Título: Hataraku Saibou : análise da potencialidade de um animê para o ensino de fisiologia humana
Autor(es): David, Ana Clara de Moura
Orientador(es): Silva, Delano Moody Simões da
Assunto: Ciências - ensino - experimentação
Ciências - material didático
Animes
Recursos didáticos
Data de apresentação: 2-Dez-2019
Data de publicação: 6-Mar-2023
Referência: DAVID, Ana Clara de Moura. Hataraku Saibou : análise da potencialidade de um animê para o ensino de fisiologia humana. 2019. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019.
Resumo: O presente trabalho objetivou analisar a qualidade dos conteúdos de imunologia representados no animê Hataraku Saibou, em vistas das habilidades objetivadas no ensino de ciências para os anos finais do ensino fundamental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Hataraku Saibou é uma animação japonesa em que as células são pessoas, trabalhando incessantemente para desempenhar suas funções a fim de manter a vida de um organismo humano. Além disso, antígenos são retratados como monstros invasores e a narrativa explicita as consequências desse apoderamento para a saúde humana, mostrando como nossas células agem para evitar esse perigo. A partir de uma análise documental identificou-se os conteúdos de imunologia abordados nos anos finais do ensino fundamental destacados na BNCC. Com base nesses conteúdos os episódios foram analisados e identificados todos os assuntos que poderiam ser abordados. Porém, diante da riqueza de possibilidades de abordagem, foi realizado um recorte dos conteúdos, sendo que nesse trabalho será discutido apenas as possibilidades de uso abordando os tipos celulares de células sanguíneas. Os conteúdos foram analisados a partir de livros universitários de fisiologia e imunologia e, em alguns casos, artigos específicos foram empregados para a análise. O resultado apontou que grande parte das informações evidenciadas na animação tem uma boa base científica, demonstrando o potencial de Hataraku Saibou como recurso didático a partir de certos cuidados do mediador.
Abstract: This paper aims to analyze the quality of the immunology contents represented in the anime Hataraku Saibou, based on the aimed skills in science teaching for the final years of the Common National Curriculum Base (BNCC). Hataraku Saibou is a japanese animation in which cells are portrayed as people, working incessantly to perform their functions in order to maintain the life of a human organism. Moreover, antigens are portrayed as invasive monsters, and the narrative exposes the consequences of this inbreak for human health, showing how our cells work to prevent these dangers. Employing documental analysis, the contents about immunology were identified at the final years of secondary school depicted in the BNCC. Based on these contents, the episodes were analyzed and all the subjects that could be addressed were identified. However, given the amount of the approachable possibilities, a cut of the content was made, therefore in this work only the possibilities of use about the blood cells types will be discussed. The contents were analyzed consulting university books of physiology and immunology and, in some particular cases, specific articles needed to be consulted. The results indicated that a great deal of information highlighted in the anime has a good scientific basis, validating the hypothesis of the potential use of Hataraku Saibou as a didactic resource, based on the mediator's caution.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
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