Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34043
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_RannaGabrielaRegoRezende_tcc.pdf484,29 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Investigando as dificuldades e preferências metodológicas e didáticas para os professores em formação de estágio supervisionado em Japonês 2 no ensino remoto durante a pandemia da Covid-19
Autor(es): Rezende, Ranna Gabriela Rêgo
Orientador(es): Mukai, Yûki
Assunto: Língua japonesa - estudo e ensino
Ensino remoto
Professores de japonês
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 6-Mar-2023
Referência: REZENDE, Ranna Gabriela Rêgo. Investigando as dificuldades e preferências metodológicas e didáticas para os professores em formação de estágio supervisionado em Japonês 2 no ensino remoto durante a pandemia da Covid-19. 2022. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar as dificuldades e preferências metodológicas e didáticas para os professores em formação de Estágio Supervisionado de Japonês 2 na Universidade de Brasília, localizada no Distrito Federal, no ensino remoto da língua japonesa durante a pandemia da COVID-19. Na seção teórica nos baseamos em autores como: Behar (2020) Soberay, Freitas (2021), Bianchi (2005), Hodges et al. (2020), Oliveira (2021) para ensino remoto e estágio supervisionado, Atanaka, Aparício (2021), Vilaça (2008), Leffa (1988, 2012) para metodologia do ensino delínguas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, (FLICK, 2012) interpretativista e tem como característica estudo de caso coletivo. Primeiramente foram feitas observações semiestruturada, em seguida foi aplicado o questionário semiaberto, tendo isso analisamos as respostas do questionário e delimitamos o grupo focal para fazermos a entrevista semiestruturada. Por último, foram feitas as análises documentais para a triangulação dos resultados. Os resultados desta pesquisa indicam que os participantes (no papel de professor-estagiário) tiveram algumas dificuldades com o ensino remoto, como problemas tecnológicos, participação e engajamentos dos alunos durante as aulas online. Mesmo assim, os participantes não ficaram desmotivados para elaborar estratégias de ensino para motivar os alunos a participar das aulas. Identificamos suas preferências metodológicas e identificamos que os participantes preferem fazer uma combinação de métodos envolvendo metodologias ativas, como a gamificação.
Abstract: This research aims to investigate the difficulties and the didactical and methodological preferences ofteachers-in-training, from Brasília university-DF, going remotely through the Japanese supervised internship 2 class during the COVID-19 pandemic. In the theoretical section we rely on authors such as: Behar (2020) Soberay, Freitas (2021), Bianchi (2005), Hodges et al. (2020), Oliveira (2021) for researchers related to remote teaching and supervised internship. And also, Atanaka, Aparício (2021), Vilaça (2008), Leffa (1988, 2012) for researches related to the methodologies of language teaching. This research was conducted through the qualitative method, (FLICK, 2012) with aninterpretivist approach, being considered a collective case study. Firstly, semi-structured observations were made, followed by semi open questionnaires, the analysis of what was answered in them and the delimitation of the focal group size who would be interviewed. Finally, documental analyses were made to triangulate the results. The results show that the participants of this research (in the role of intern-teachers) had some difficulties with remote teaching, such as, technological issues and lack of engagement and participation from their students. Nevertheless, participants were not demotivated to create teaching strategies to push their students to participate. These methodological preferences were identified and the preference for active methodologies, such as gamification, from the participants.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Japonês



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.