Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34046
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_CassiaGoncalvesDeSouza_tcc.pdf881,97 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCordova, Bianca Carrijo-
dc.contributor.authorSouza, Cássia Gonçalves de-
dc.identifier.citationSOUZA, Cássia Gonçalves de. A metodologia ativa no curso de licenciatura em ciências naturais. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA metodologia ativa tem o objetivo de formar estudantes de forma críticoreflexiva, onde o mesmo deve ser o protagonista do seu próprio processo de aprendizagem. Sabemos que a formação de professores é de suma importância para o sucesso deste processo. Por isso, queremos saber como está sendo feito o uso dessa metodologia no curso de Licenciatura em Ciências Naturais. Assim como, entender como os alunos e professores percebem as vantagens e desvantagens desta metodologia. Para responder estas perguntas, utilizamos a abordagem qualitativa de pesquisa. Para a coleta de dados, fizemos entrevistas com quatro professores e questionário online aplicado para 18 alunos das disciplinas obrigatórias que utilizam essa metodologia. Os resultados apontam que essa metodologia apresenta aspectos positivos como a autonomia do aluno e aspectos negativos como maior dedicação como maior dedicação de tempo de ambas as partes. Por ser uma metodologia onde o aluno é protagonista do seu processo de aprendizagem é de grande valor para os cursos de licenciatura.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCiências Naturaispt_BR
dc.subject.keywordMetodologia ativapt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem ativapt_BR
dc.titleA metodologia ativa no curso de licenciatura em ciências naturaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-06T15:42:58Z-
dc.date.available2023-03-06T15:42:58Z-
dc.date.submitted2019-12-02-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34046-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Active methodology has the objective to form students in a critic-reflective way, where the students have to be the protagonists of their own process of learning. We know that the formation of teachers are very important to the success of this process. As a result, we want to know how the aforementioned methodology is being used in the Natural Science degree courses. Even as we want to understand how the students and teachers see the advantages and disadvantages of this methodology. To answer that question, we use the qualitative approach to data collection of interviews with four teachers and of the online questionnaire applied to eighteen students of the compulsory subjects that use this methodology. The results show that this methodology introduce positive aspects, like the autonomy of the student, and negative aspects, like more dedication from the teachers and the students. In conclusion, the active methodology is very important to Natural Science because the students are the protagonist of their learning process.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.