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dc.contributor.advisorFalcomer, Viviane Aparecida da Silva-
dc.contributor.authorSantos, Celina Souza-
dc.identifier.citationSANTOS, Celina Souza. Caminhos entre a teoria e a prática investigativa no ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019.pt_BR
dc.description.abstractQuando se pensa no Ensino de Ciências na atualidade, é importante preparar os estudantes para lidar com os desafios de um mundo globalizado e altamente tecnológico. Diferente da educação pautada na mera transmissão de conteúdos para memorização de fórmulas e termos científicos, em que se tem o professor como figura central, práticas investigativas são capazes de promover maior protagonismo estudantil, por outro lado, a abordagem investigativa exige preparo específico dos professores que a utilizam, por isso, saber como os professores têm promovido e podem buscar promover o Ensino de Ciências por investigação é fundamental para compreender o panorama de ensino atual e planejar o futuro. Sendo assim, este trabalho objetivou investigar a relação entre a teoria e a prática investigativa de um grupo de professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental, utilizando para tanto, um questionário online por meio do qual foi possível explorar as experiências e os conhecimentos teóricos de 11 professores sobre a abordagem investigativa, observações das aulas com a abordagem investigativas de 3 professores e também uma entrevista semiestruturada com 4 professores, que versou sobre as ideias referentes ao planejamento, aplicação e avaliação reflexiva de suas abordagens investigativas. Os resultados obtidos mostraram que, apesar de os professores conhecerem as teorias do ensino por investigação e considerarem a prática investigativa favorável ao ensino de ciências, muitos empecilhos são colocados como impedimentos à prática efetiva dessa abordagem em suas aulas, dentre eles, os professores citam a carência de espaços, recursos e materiais nas escolas, e também a ausência de formação específica que os preparassem para trabalhar com a abordagem investigativa. Entre tantos obstáculos, o constante estudo e revisão das teorias sobre a abordagem investigativa, o planejamento atento das aulas, a criatividade e a postura investigativa em sala de aula, são algumas atitudes que abrem caminhos para os professores que buscam o Ensino de Ciências por Investigação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCiências - ensino - experimentaçãopt_BR
dc.subject.keywordCiências (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - prática profissionalpt_BR
dc.titleCaminhos entre a teoria e a prática investigativa no ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-07T11:50:41Z-
dc.date.available2023-03-07T11:50:41Z-
dc.date.submitted2019-11-29-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34051-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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