Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34058
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JeaneCarolinaDeSouzaRuas_tcc.pdf1,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aquisição tardia da Língua de Sinais por um sujeito surdo adulto : um estudo de caso
Autor(es): Ruas, Jeane Carolina de Souza
Orientador(es): Cordova, Bianca Carrijo
Assunto: Língua brasileira de sinais
Linguística
Surdos - meios de comunicação
Surdos - educação
Data de apresentação: 2-Dez-2019
Data de publicação: 7-Mar-2023
Referência: RUAS, Jeane Carolina de Souza. Aquisição tardia da Língua de Sinais por um sujeito surdo adulto : um estudo de caso. 2019. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019.
Resumo: Grande parte dos sujeitos surdos apresentam contato com a língua portuguesa logo ao nascerem, mas, em boa parte das vezes, não conseguem ter um domínio efetivo dessa língua. Esse fato acontece em parte por serem provenientes, em sua maioria, de famílias ouvintes e desconhecedoras da língua de sinais, fazendo então com que o sujeito surdo tenha a língua portuguesa como primeira língua passando então a desenvolver a língua de sinais muito tardiamente. Compreendendo essa questão e diante de um surdo adulto com pouco conhecimento de língua de sinais, objetivou-se neste trabalho identificar e entender as estruturas de comunicação e linguagem por parte de um sujeito surdo adulto, com o intuito de observar e compreender qual/ais a/s melhor/es formas de trabalhar a aquisição da Libras. Por meio da pesquisa qualitativa com delineamento em estudo de caso foi feito todo o levantamento de dados. Identificou-se que o sujeito do estudo já possuía tanto aspectos da língua de sinais emergente, quanto da língua de sinais formal, mesmo que ambas ainda se apresentassem de maneira insipiente. Durante o processo de intervenções identificou-se que a utilização de imagens e desenhos foi um recurso facilitador na aquisição de novos sinais. Consideramos também que apesar desse recurso ser um grande facilitador, deve-se estudar novas possibilidades de inserção da língua de sinais com esse sujeito surdo, bem como inseri-lo na comunidade surda para que de fato tenha uma aquisição efetiva da língua de sinais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.