Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34059
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LeticiaAlmeidaDeLima_tcc.pdf1,22 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCordova, Bianca Carrijo-
dc.contributor.authorLima, Letícia Almeida de-
dc.identifier.citationLIMA, Letícia Almeida de. A influência da família na aprendizagem de estudantes com necessidades educacionais especiais. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019.pt_BR
dc.description.abstractPartindo do pressuposto que a aprendizagem está relacionada com as experiências vividas, podemos afirmar que a família é grande parte desse processo. Nesse sentido, objetivou-se entender como os familiares contribuem e atuam, ou não, no processo de aprendizagem de estudantes com necessidades educacionais especiais. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com o auxílio de entrevistas semiestruturadas. Participaram dessa pesquisa três estudantes de um projeto de extensão da Faculdade UnB de Planaltina FUP, e pessoas que estão de alguma forma ligadas a educação deles, ou seja, familiares e representantes das instituições de ensino em que estudam. A análise das entrevistas permitiu a criação de três temas centrais que expressam as lacunas existentes na educação pela falta da presença da família na aprendizagem dos estudantes, a compreensão e aceitação do diagnóstico e a importância da relação da família com a instituição de ensino. Os resultados mostram que a família é a base de todo o desenvolvimento do estudante, os quais expressam o desejo pela presença dialógica e atenciosa principalmente dos pais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordEducação - participação dos paispt_BR
dc.subject.keywordFamílias de crianças com deficiênciapt_BR
dc.subject.keywordFamília e escolapt_BR
dc.titleA influência da família na aprendizagem de estudantes com necessidades educacionais especiaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-07T14:29:42Z-
dc.date.available2023-03-07T14:29:42Z-
dc.date.submitted2019-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34059-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.