Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34071
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_DiegoVerissimoPereira_tcc.pdf907,77 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Utilização de um jogo de enigmas para ensino de Física de partículas no ensino fundamental
Autor(es): Pereira, Diego Veríssimo
Orientador(es): Duarte, Ingrid de Sousa Rodrigues
Assunto: Ensino por investigação
Jogos educativos
Física - estudo e ensino
Data de apresentação: 2-Nov-2021
Data de publicação: 8-Mar-2023
Referência: PEREIRA, Diego Veríssimo. Utilização de um jogo de enigmas para ensino de Física de partículas no ensino fundamental. 2021. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho apresenta o resultado da pesquisa que fez uso de um jogo de aprendizagem que possui características investigativas, por meio de um jogo de enigmas online a respeito de física de partículas elementares, aplicado no 9º ano do ensino fundamental. O principal objetivo do trabalho consiste em oferecer uma proposta de ensino por investigação por meio de um jogo de enigmas. O jogo de enigmas possui uma mecânica interessante para o ensino por investigação, pois instiga os alunos a investigar, corroborando com uma parte da teoria freiriana onde são criadas possibilidades para que o aluno consiga construir seu próprio. Desta forma, fazer uso de um jogo de enigmas é uma alternativa interessante e promissora, ajudando na divulgação e alfabetização científica para alunos do último ano do ensino fundamental. Os resultados apontam para uma motivação por parte dos estudantes de aprender conceitos novos e a investigar.
Abstract: This work presents the results of the research that used a gamified and investigative approach, through an online puzzle game about elementary particle physics, applied in the 9th grade of elementary school. The main objective of the work is to disseminate and popularize topics of contemporary modern physics together with science and its technologies. The puzzle game has an interesting mechanic for teaching by investigation, as it encourages students to investigate, corroborating a part of Freire's theory where possibilities are created so that the student can build his own. In this way, making use of a puzzle game is an interesting and promising alternative, helping in the dissemination and scientific literacy for students in the final year of elementary school. The results point to a motivation on the part of students to learn new concepts and to investigate, thus showing that the puzzle game is a potentially significant teaching unit.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.