Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34078
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GessykaSantosMoreira_tcc.pdf572,57 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPortugal, Khalil Oliveira-
dc.contributor.authorMoreira, Géssyka Santos-
dc.identifier.citationMOREIRA, Géssyka Santos. Estudo de forças em uma balança: uma abordagem através do ensino de Física por investigação. 2021. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021.pt_BR
dc.description.abstractSabendo sobre a dificuldade dos alunos em aprender alguns conhecimentos científicos, podemos pensar sobre a forma abstrata como os conteúdos e conceitos são abordados e trabalhados nas aulas de Física, na maioria das vezes de forma distante da realidade vivida pelo aluno no dia a dia. Busca-se nesse trabalho através do ensino investigativo, possibilitar ao aluno a análise e desenvolvimento de conceitos dentro do estudo da Dinâmica. Interligou-se os conceitos estudados, como as forças Peso e Normal, na análise de uma imagem que demonstra uma situação presenciada no cotidiano, envolvendo o funcionamento de uma balança e tornando o aluno um investigador em busca de respostas para perguntas norteadoras, guiando o mesmo na busca pelo conhecimento. Aqui será apresentada uma atividade que foi aplicada em sala de aula, buscando relacionar conceitos aprendidos nas aulas de Física com situações reais que podem ser observadas pelo aluno na sua rotina, como o fato de ir à farmácia para ser pesado na balança. Além disso, a proposta de atividade apresentada aqui é investigativa, de forma que apresentando ao aluno uma situação problema, o mesmo é instigado a buscar respostas e soluções. Nesta atividade, o professor tem o papel de guia e o aluno é o principal atuante na busca e obtenção do conhecimento, devido a isso, os resultados obtidos através da aplicação dessa atividade investigativa não foram satisfatórios como o esperado, já que os alunos foram resistentes para participar. Entretanto, mesmo com a resistência dos alunos em participar, o objetivo da atividade foi alcançado.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subject.keywordFísica - estudo e ensinopt_BR
dc.titleEstudo de forças em uma balança : uma abordagem através do ensino de Física por investigaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-08T14:31:38Z-
dc.date.available2023-03-08T14:31:38Z-
dc.date.submitted2021-11-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34078-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Knowing about the students' difficulty in learning some scientific knowledge, we can think about the abstract way in which the contents and concepts are approached and worked on in Physics classes, most of the times far from the reality experienced by the student on a daily basis. The aim of this work, through investigative teaching, is to enable the student to analyze and develop concepts within the study of Dynamics. The studied concepts, such as the Weight and Normal forces, were interconnected in the analysis of an image that demonstrates a situation witnessed in everyday life, involving the operation of a scale and making the student a researcher in search of answers to guiding questions, guiding the same in the search for knowledge. Here, an activity will be presented that was applied in the classroom, seeking to relate concepts learned in Physics classes with real situations that can be observed by the student in their routine, such as going to the pharmacy to be weighed on the scale. In addition, the proposed activity presented here is investigative, so that by presenting the student with a problem-situation, he is encouraged to seek answers and solutions. In this activity, the teacher has the role of guide and the student is the main actor in the search and obtaining of knowledge, because of this, the results obtained through the application of this investigative activity were not satisfactory as expected, as the students were resistant to participate. However, even with resistance from students to participate, the objective of the activity was achieved.pt_BR
Aparece na Coleção:Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.