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dc.contributor.advisorDuarte, Ingrid de Sousa Rodrigues-
dc.contributor.authorClementino, Henrique de Medeiros-
dc.identifier.citationCLEMENTINO, Henrique de Medeiros. A forma da Terra: um percurso investigativo sobre as evidências da esfericidade da Terra com estudantes do ensino fundamental II. 2021. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021.pt_BR
dc.description.abstractAs narrativas anticiência têm se propagado ultimamente em diferentes meios. O terraplanismo, uma dessas narrativas, é um movimento conspiratório e negacionista que tem se organizado e difundido em ambientes virtuais e tem como principais características a negação à ciência e o ataque ao ensino de ciências. A BNCC e o currículo do Distrito Federal prevêem o estudo da forma da Terra e das evidências científicas que comprovam a sua forma geóide no ensino fundamental. Nesse contexto, esta pesquisa analisou a aplicação de uma sequência de ensino investigativo com estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública do Distrito Federal com o objetivo de investigar as evidências da forma da Terra e ilustrá-las por meio da elaboração de modelos didáticos. Embora a maior parte dos estudantes (80%) considere o formato esférico da Terra, a maioria não conseguiu justificá-la (65%) antes da sequência investigativa. Apesar das limitações decorrentes da pandemia no contexto escolar, os estudantes produziram modelos didáticos com materiais de fácil acesso para ilustrar as evidências científicas da forma da Terra investigadas e discutidas previamente na aula e foram capazes de identificar as evidências da forma geóide do planeta e as incoerências do terraplanismo. Portanto, a sequência de ensino investigativo mostrou-se como importante estratégia didática para desconstruir o terraplanismo no ambiente escolar por meio do desenvolvimento de práticas argumentativas que desconstruam o negacionismo científico, minimizando seus danos à sociedade como prática social final.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAstronomiapt_BR
dc.subject.keywordTerraplanismopt_BR
dc.subject.keywordTerra (Planeta)pt_BR
dc.subject.keywordEnsino por investigaçãopt_BR
dc.titleA forma da Terra : um percurso investigativo sobre as evidências da esfericidade da Terra com estudantes do ensino fundamental IIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-08T15:30:14Z-
dc.date.available2023-03-08T15:30:14Z-
dc.date.submitted2021-11-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34081-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.contributor.advisorcoBrito, Darlan Quinta de-
dc.description.abstract1The antiscience narratives have spread lately in different media. The flat-earth movement, one of these narratives, is a conspiracy and negationist movement that has been organized and spread in virtual environment, and their main characteristics are the science negationism and the attack on science education. The Brazilian national curriculum and the curriculum of Distrito Federal predicts the study of the Earth’s shape and the scientific evidences that proves the geoid shape in elementary school. In this context, this research analyzed the application of an investigative teaching sequence with 6th grade students of a public elementary school in Distrito Federal - Brazil with the goal of investigating the evidence of the Earth’s shape and illustrating them through the elaboration of didactic models. Although most students (80%) consider the Earth's shape spherical, most of them couldn’t justify it (65%) before the investigative sequence. Despite the limitations due from the pandemic in the educational context, the students produced didactic models with accessible supplies to illustrate the scientific evidences of the Earth’s shape previously investigated and discussed in class.They were also able to identify evidences from the geoid shape of Earth and the contradictions of the flat-earth movement. Therefore, this investigative teaching sequence proved to be an important didactic strategy to deconstruct the flat-earth movement in the school environment through the development of argumentative practices that deconstructs scientific denialism, minimizing its damage to society as a final social practice.pt_BR
Aparece na Coleção:Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"



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