Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34091
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MayraSamaraFranciscaMangueira_tcc.pdf1,98 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Construção conceitual em contexto de atendimento individual : possibilidades de aprendizagem de uma estudante com diagnóstico de deficiência intelectual moderada
Autor(es): Mangueira, Mayra Samara Francisca
Orientador(es): Cordova, Bianca Carrijo
Assunto: Deficiência intelectual
Aprendizagem
Aprendizagem - avaliação
Ciências - estudo e ensino
Data de apresentação: 2-Dez-2019
Data de publicação: 9-Mar-2023
Referência: MANGUEIRA, Mayra Samara Francisca. Construção conceitual em contexto de atendimento individual : possibilidades de aprendizagem de uma estudante com diagnóstico de deficiência intelectual moderada. 2019. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo descrever e analisar o processo de aprendizagem, em contexto de atendimento individual, de conceitos científicos utilizando diferentes estratégias de ensino com uma estudante diagnosticada com deficiência intelectual moderada. Esta pesquisa foi realizada na faculdade UnB de Planaltina, e teve o estudo de caso com delineamento qualitativo como metodologia. Para a coleta dos dados foram utilizados o diário de campo da pesquisadora e sete produções imagéticas da estudante. Os resultados sugerem que algumas estratégias e recursos didáticos utilizadas auxiliaram no processo de aprendizagem da estudante a respeito dos conceitos científicos, tais como contação de histórias relacionadas a fatos reais e não fantasiosos e que tragam elementos que a estudante já conheça, repetição do tema no quesito quantitativo de forma a estimular o processo de memorização além do uso de imagens, vídeos e modelos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.