Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34092
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_JeisaTainaraSchaeferSalgado_tcc.pdf997,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Plantando bons hábitos : a horta como espaço de investigação
Autor(es): Salgado, Jeisa Tainara Schaefer
Orientador(es): Bottechia, Juliana Alves de Araújo
Assunto: Ensino por investigação
Horta escolar
Ciências - estudo e ensino
Data de apresentação: 13-Nov-2021
Data de publicação: 9-Mar-2023
Referência: SALGADO, Jeisa Tainara Schaefer. Plantando bons hábitos: a horta como espaço de investigação. 2021. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho objetiva apresentar as Atividades investigativas (A.I) realizadas durante o curso de especialização C10, orientando professores de ciências sobre os benefícios dessa metodologia e a importância de conhecer novas técnicas de ensino. Essas atividades poderão ser utilizadas nas aulas de ciências, visto que os planos de aula estão disponíveis no apêndice. A principal proposta foi utilizar a horta como um ambiente interdisciplinar, mas devido à pandemia tivemos que nos adaptar a nova modalidade de ensino e algumas atividades foram realizadas pensando em proporcionar aos alunos o contato com a natureza e com produtos naturais na tentativa de amenizar essa fase tão difícil em que estamos passando, estabelecendo assim um vínculo com a mesma e garantindo uma integração de conhecimentos em todo o percurso da investigação. Em todas as A.I’s foi possível perceber o quanto a investigação estimula o aluno a ser protagonista em seu processo de ensino aprendizagem, com auxílio do professor e um bom planejamento é possível explorar a criatividade, pensamento crítico e a autonomia deles, proporcionando um ambiente favorável para construir o saber científico de forma contextualizada e ao mesmo tempo incentivar o gosto pela Ciência.
Abstract: This work aims to present the Investigative Activities (A.I1) carried out during the specialization course C103, guiding science teachers on the benefits of this methodology and the importance of knowing new teaching techniques. These activities can be used in science classes, as lesson plans are available in the appendix. The main proposal was to use the vegetable garden as an interdisciplinary environment, but due to the pandemic we had to adapt to the new modality of teaching and some activities were carried out thinking about providing students with contact with nature and natural products in an attempt to ease this phase so difficult that we are going through, thus establishing a link with it and ensuring an integration of knowledge throughout the course of the investigation. In all A.I's1 it was possible to see how much research encourages the student to be a protagonist in their teaching-learning process, with the help of the teacher and good planning, it is possible to explore their creativity, critical thinking and their autonomy, providing a favorable environment to build scientific knowledge in a contextualized way and at the same time encourage a taste for Science.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.