Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34098
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AlineGoncalvesDosSantos_tcc.pdf842,27 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência dos atores na definição e legitimação do papel da Petrobras nas políticas públicas : análise sob a ótica da sociologia política dos instrumentos de ação pública
Autor(es): Santos, Aline Gonçalves dos
Orientador(es): Duarte, Francisco José Mendes
Assunto: Políticas públicas
Petrobras
Empresas públicas
Governança corporativa
Data de apresentação: 12-Set-2022
Data de publicação: 9-Mar-2023
Referência: SANTOS, Aline Gonçalves dos. A influência dos atores na definição e legitimação do papel da Petrobras nas políticas públicas : análise sob a ótica da sociologia política dos instrumentos de ação pública. 2022. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Ao longo da trajetória de desenvolvimento do setor de petróleo no país, na tentativa de conciliar o interesse público com os interesses econômicos, existiram marcos políticos, econômicos e regulatórios que direcionaram a estratégia de atuação da Petrobras para caminhos distintos. Destarte, ao longo dos últimos anos, o debate sobre a função pública dessa empresa estatal está no centro dos debates econômicos. Diante disso, neste trabalho, objetivou-se identificar como a Diretoria Executiva da Petrobras, considerada ator-chave, se posicionou na definição e legitimação de diferentes instrumentos que direcionaram a participação da Petrobras nas políticas públicas do setor de óleo e gás, definindo como escopo temporal o período de 2008 a 2019, em torno dos marcos regulatórios que incidiram sobre a empresa estatal em 2010 (Présal) e em 2016 (Lei das Estatais). Para isso, adotou-se como referencial teórico a perspectiva de instrumentos como instituições sociológicas, partindo-se da visão que a definição da atuação da Petrobras nas políticas públicas é um espaço sociopolítico, construído tanto por seus instrumentos de ação pública, como os marcos regulatórios e os relatórios anuais da estatal, quanto pelas crenças, ideias e estratégias de seus atores. Como resultado, foi possível elucidar o papel ativo dos atores-chave da Diretoria Executiva da Petrobras na legitimação dos marcos regulatórios e demais instrumentos infralegais que direcionaram a atuação da estatal nas políticas públicas do setor de óleo e gás, ao visualizar as ideias e interesses desses atores e a dinâmica de reapropriação e reinterpretação dos instrumentos legais e de governança corporativa, questionando-se, em conclusão, a neutralidade axiológica dos instrumentos e a possibilidade de se formular marcos regulatórios que restrinjam o papel da política na interação do governo com a estatal.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.