Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34133
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_TaisaFelixVargas_tcc.pdf806,07 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPortugal, Khalil Oliveira-
dc.contributor.authorVargas, Taisa Felix-
dc.identifier.citationVARGAS, Taisa Felix. Investigando fake news: importância do letramento científico no combate as fake news da pandemia. 2021. 24 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO ensino por investigação é responsável por desenvolver habilidades como argumentação, fala, leitura e escrita além do conteúdo científico. Essa metodologia se mostra necessária hoje para auxiliar o combate e na disseminação de informações falsas em mídias sociais ao longo da pandemia de COVID-19. O presente artigo apresenta a análise da importância do letramento científico de estudantes da 2ª série do Ensino Médio do Centro Educacional Incra 8 de Brazlândia, uma escola de zona rural, na periferia do Distrito Federal. Para coleta de dados foi utilizado Formulários Google e discussão realizada de forma presencial devido ao ensino híbrido. Os estudantes conseguiram de desenvolver de forma satisfatória ideias e argumentos que refutassem as notícias falsas, porém tiveram dificuldade em relacionar conhecimentos científicos com elas. Não foi possível realizar um comparativo de respostas antes e depois do debate pois os estudantes alegaram estafa mental e sobrecarga de tarefas provenientes do sistema híbrido de ensino.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordFake newspt_BR
dc.subject.keywordNotícias falsaspt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.subject.keywordLetramento científicopt_BR
dc.titleInvestigando fake news : importância do letramento científico no combate as fake news da pandemiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-13T15:20:52Z-
dc.date.available2023-03-13T15:20:52Z-
dc.date.submitted2021-12-04-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34133-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Teaching by inquiry is responsible for developing skills such as argumentation, speaking, reading and writing in addition to scientific content. This methodology is needed today to help combat and disseminate false information on social media throughout the COVID-19 pandemic. This article presents an analysis of the importance of scientific literacy for 2nd grade high school students at the Incra 8 Educational Center in Brazlândia, a school in a rural area on the outskirts of the Federal District. For data collection, Google Forms were used and a discussion was carried out in person due to the hybrid teaching. Students were able to satisfactorily develop ideas and arguments that would refute the false news, but they had difficulty in relating scientific knowledge to them. It was not possible to make a comparison of answers before and after the debate because students claimed mental fatigue and task overload from the hybrid teaching system.pt_BR
Aparece na Coleção:Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.