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Título: A implementação do Novo Ensino Médio: uma análise comparativa entre contextos de escolas públicas e privadas no DF
Autor(es): Landim, Gabriela Guimarães
Orientador(es): Barbosa, Sheila Cristina Tolentino
Assunto: Políticas públicas educacionais
Novo Ensino Médio
Distrito Federal (DF) - educação
Data de apresentação: 30-Out-2022
Data de publicação: 16-Mar-2023
Referência: QUIRINO, Francisco Alves. A implementação do Novo Ensino Médio : uma análise comparativa entre contextos de escolas públicas e privadas no DF. 2022. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente relatório realiza uma análise do primeiro momento da implementação do Novo Ensino Médio (NEM) em 5 escolas do DF, 3 privadas e 2 públicas, em busca de identificar os modos de implementação da política e facilitadores e obstáculos em cada contexto, bem como identificar as primeiras mudanças causadas pelo NEM nas rotinas escolares. Como referencial teórico foram discutidos o conceito de ensino médio no Brasil, o problema da evasão escolar, a desigualdade social que afeta o contexto educacional, os contextos educacionais públicos e privados, a proposta do Novo Ensino Médio, o conceito de implementação e os atores envolvidos nesse processo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas e questionários aplicados entre Junho e Agosto de 2022. Os dados revelam entre outros pontos de análise uma grande flexibilização legislativa nos modos de implementação em cada contexto escolar e discursos diversos que vão desde o apoio à política à sua rejeição por parte de gestores, professores e alunos das redes. Ao final, são sugeridos alguns pontos de reflexão e melhoramentos da política pública, se pertinentes às burocracias envolvidas no processo, para uma implementação mais harmônica e democrática.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2022.
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