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2022_TatianaVitoriaCarvalhoLeuridan_tcc.pdf556,32 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorCruz, Fernanda Natasha Bravo-
dc.contributor.authorLeuridan, Tatiana Vitória Carvalho-
dc.identifier.citationLEURIDAN, Tatiana Vitória Carvalho. A atuação da sociedade civil na construção do novo FUNDEB. 2022. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo aborda a atuação da sociedade civil durante a edição das proposições que possibilitaram a renovação do instrumento de ação pública denominado Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Pretende-se compreender como ocorreram as dinâmicas de participação em audiências públicas e envios de notas técnicas a atores relevantes à constituição do instrumento no poder legislativo. Para este fim utiliza-se metodologia de natureza qualitativa baseada em análise documental e orientada pela abordagem da instrumentação da ação pública. Os resultados obtidos apontam para o protagonismo dos seguintes atores: Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Todos pela Educação e Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, que sugeriram diferentes critérios de distribuição dos recursos de complementação da União durante o processo de construção democrática do Fundeb.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSociedade civilpt_BR
dc.subject.keywordParticipação políticapt_BR
dc.subject.keywordFundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB)pt_BR
dc.titleA atuação da sociedade civil na construção do novo FUNDEBpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-21T12:57:40Z-
dc.date.available2023-03-21T12:57:40Z-
dc.date.submitted2022-10-03-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34229-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study addresses the role of civil society during the editing of proposals that made it possible to renew the public action instrument called Fund for the Maintenance and Development of Basic Education and for the Valorization of Education Professionals (Fundeb). It is intended to understand how the dynamics of participation in public hearings and the sending of technical notes to actors relevant to the constitution of the instrument in the legislative power occurred. For this purpose, a qualitative methodology based on document analysis and guided by the approach of the instrumentation of public action is used. The results obtained point to the leading role of the following actors: National Campaign for the Right to Education, All for Education and National Confederation of Workers in Education, which suggested different criteria for distributing the Union's complementary resources during the process of democratic construction of Fundeb.pt_BR
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