Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34271
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_RafaelSantanaAraruna_tcc.pdf880,87 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise imobiliária : qual o melhor método para prever o valor de um imóvel?
Autor(es): Araruna, Rafael Santana
Orientador(es): Correia, Leandro Tavares
Assunto: Regressão logística (Estatística)
Mercado imobiliário
Análise estatística
Data de apresentação: 28-Set-2022
Data de publicação: 22-Mar-2023
Referência: ARARUNA, Rafael Santana. Análise imobiliária: qual o melhor método para prever o valor de um imóvel? 2022. 87 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Tendo em vista que o ramo imobiliário cresceu bastante nos últimos anos, um dos efeitos que esse crescimento trouxe foi a escassez da mão de obra qualificada na área de comercialização, ou seja, na área responsável pela avaliação de imóveis. Tal problemática pode ser justificada pelo fato da concorrência, neste setor, ter aumentado recentemente, o que levou alguns corretores, por inexperiência ou até para tentarem conquistar clientes, a se importarem somente com a prospecção do imóvel e não com sua avaliação dentro dos parâmetros impostos pelo mercado imobiliário. Por consequência, esses corretores realizam avaliações acima do mercado, ou seja, captam o imóvel e convencem o proprietário de que o valor é justo para o bem, quando, na verdade, é acima do real. Ações como essa prejudicam tanto os proprietários quanto os próprios corretores de imóveis em relação às negociações e ao mercado. Dessa forma, o intuito deste trabalho é propor uma solução para essas falhas encontradas no ramo imobiliário em relação à precificação dos imóveis. Nesse sentido, serão construídos modelos de previsão por meio das técnicas de regressão linear, árvores de regressão, florestas aleatórias e redes neurais. Em seguida, será feita a comparação desses modelos através de determinadas métricas, com o objetivo de encontrar a metodologia estatística mais adequada e precisa para se prever o valor de um imóvel, evitando que o preço fique muito acima ou abaixo do esperado. Portanto, uma vez que a avaliação é feita de forma correta, criteriosa e consciente, as negociações ocorrem com mais tranquilidade, eficiência e menos questionamentos. Isso é fundamental para que a comercialização seja realizada com transparência e segurança, rendendo bons frutos também para as empresas imobiliárias.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Estatística



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.