Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34274
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_ThayaneDeSouzaSoares_tcc.pdf1,66 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo de evasão acadêmica no curso de licenciatura em Matemática da Universidade de Brasília
Autor(es): Soares, Thayane de Souza
Orientador(es): Costa, Maria Teresa Leão
Assunto: Regressão logística (Estatística)
Evasão universitária
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 7-Out-2022
Data de publicação: 22-Mar-2023
Referência: SOARES, Thayane de Souza. Estudo de evasão acadêmica no curso de licenciatura em Matemática da Universidade de Brasília. 2022. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A evasão acadêmica é uma problemática a nível mundial e devido as suas, muitas vezes, severas consequências, diversos estudos foram realizados afim de entender tal fenômeno e tentar cessar ou diminuir tais acontecimentos. Nesse presente trabalho o conceito de evasão é atribuído ao aluno que sai de um curso de origem por qualquer motivo que não a formatura. O estudo tem por objetivo verificar a evasão universitária dos discentes dos cursos de Licenciatura em Matemática da Universidade de Brasília, levando em consideração o turno do curso, bem como identificar quais são as características dos estudantes que estão associadas a evasão acadêmica e comparar as informações entre os dois cursos de interesse. Para alcançar o objetivo proposto foi utilizado 710 observações (337 para licenciatura diurno e 373 para o noturno) fornecidas pelo sistema de informação da Universidade de Brasília, com características sociodemográficas e acadêmicas dos estudantes matriculados entre os anos de 2014 a 2019 nos cursos de Licenciatura Diurno em Matemática e Licenciatura Noturno em Matemática. Tais fatores foram estudados por meio do método de Regressão Logística e ao modelar o estudo alguns fatores deram significativos, a quantidade de reprovações de um aluno e o seu índice de rendimento acadêmico foram alguns deles.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Estatística



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.