Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34276
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_ViniciusFariasPrysthonPaiva_tcc.pdf469,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação das propriedades psicométricas de um instrumento utilizado em pesquisa de saúde mental
Autor(es): Paiva, Vinícius Farias Prysthon
Orientador(es): Vinha, Luís Gustavo do Amaral
Assunto: Saúde mental
Análise fatorial
Data de apresentação: 29-Set-2022
Data de publicação: 22-Mar-2023
Referência: PAIVA, Vinícius Farias Prysthon. Avaliação das propriedades psicométricas de um instrumento utilizado em pesquisa de saúde mental. 2022. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O bem-estar, campo de estudo presente na psicologia positiva, está diretamente relacionado à ideia de saúde, ao que o ser humano busca para obter equilíbrio na sua vida. Com a intenção de mensurar o nível do bem-estar de um indivíduo, foi desenvolvido o instrumento PERMA-Profiler, baseada no modelo PERMA. O objetivo deste estudo é avaliar as propriedades psicométricas do instrumento PERMA-Profiler, usado para mensuração do bem-estar, utilizado em pesquisa realizada em uma universidade do Distrito Federal. O conjunto de dados obtido possui 1032 participantes, sendo todos alunos dessa universidade. Para verificação da validade e fidedignidade do instrumento, foi aplicada uma Análise Fatorial Exploratória, que indicou um modelo adequado com cinco fatores, com a exclusão de um único item. O resultado obtido foi comparado com a estrutura teórica do PERMA para avaliar semelhanças. Apesar de diferenças na estrutura interna, o novo modelo apresentou evidências de validade ao apresentar fatores similares aos do modelo PERMA. Também foi verificada a fidedignidade do instrumento; observou-se valores aceitáveis de consistência interna, medida através do cálculo do coeficiente alfa de Cronbach.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Estatística



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.