Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34283
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GilvanJunioTorresDosSantos_tcc.pdf651,65 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Impacto da pandemia da Covid-19 nas empresas optantes pelo Simples Nacional, no Distrito Federal
Autor(es): Santos, Gilvan Júnio Torres dos
Orientador(es): Pereira, Clésia Camilo
Assunto: Simples Nacional - Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições
Impostos - arrecadação
Pandemia
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 22-Mar-2023
Referência: SANTOS, Gilvan Júnio Torres dos. Impacto da pandemia da Covid-19 nas empresas optantes pelo Simples Nacional, no Distrito Federal. 2021. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho, levando em consideração, as consequências da pandemia do novo coronavírus, teve como objetivo, analisar o quanto as empresas optantes pelo Simples Nacional, as micro e pequenas empresas, sediadas em Brasília-DF, sofreram o impacto da mais nova crise sanitária, a pandemia do COVID-19. Para alcançar as respostas inicialmente propostas, foi aplicada uma metodologia qualitativa, onde foi preparado e enviado, um questionário online pela plataforma Google Forms, voltado para os empresários, com o fim de entender quais foram as principais dificuldades enfrentadas pelos mesmos, ao longo da pandemia. E por fim, foi realizada uma entrevista com algumas empresas que responderam o questionário, para obtenção de informações mais detalhadas. A amostra final é composta por 102 respondentes do questionário, e 20 entrevistas realizadas. Os resultados mostram que houve diversos impactos nas empresas optantes pelo Simples Nacional, sendo que a maioria dos mesmos, mesmo fazendo o uso de ferramentas de controle, foi considerada como negativos, mas não pudendo desconsiderar também que houve impactos positivos. Além disso, foi possível notar que para a maioria das empresas, a atuação governamental foi mediana e ruim, tendo suas medidas de ajuda às empresas consideradas como não úteis, pela maioria dos respondentes. Por fim, pôde ser visto também, que a pandemia acabou afetando a arrecadação tributária no Distrito Federal, resultado de todos os impactos sentidos pelas empresas. A contribuição do estudo está no fato de se entender os primeiros impactos fiscais causados pela pandemia, tanto nas empresas, além da avaliação de como foi a atuação do governo, durante a pandemia.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.