Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34293
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GustavoTorresMelloSantos_tcc.pdf824,45 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Legibilidade dos relatórios de asseguração externa dos relatórios de sustentabilidade das empresas que compõem o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) (2018 a 2020)
Autor(es): Santos, Gustavo Torres de Mello Catharino dos
Orientador(es): Santana, Cláudio Moreira
Assunto: Ações (Finanças)
Responsabilidade social da empresa
Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 23-Mar-2023
Referência: SANTOS, Gustavo Torres de Mello Catharino dos. Legibilidade dos relatórios de asseguração externa dos relatórios de sustentabilidade das empresas que compõem o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) (2018 a 2020). 2021. 23 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Relatórios de asseguração apresentam os entendimentos de terceiros sobre os relatórios de sustentabilidade divulgados pelas empresas, e eles tem como objetivo emitir um parecer de que esses relatórios estão em conformidade com as normas seguidas. No âmbito da B3, é calculado o ISE, índice que tem por finalidade montar uma carteira com as empresas que possuem as ações com maior volume de liquidez dentro da Bovespa, e que estão cumprindo uma série de ações socioambientais positivas. Esse estudo tem como objetivo avaliar os relatórios de asseguração externa emitidos sobre os relatórios de sustentabilidade das empresas que compõem o ISE bem como o nível de Legibilidade. Foi realizada a coleta de dados das empresas via site do Relações com Inverstidores e calculados os indices de legilibilidade de cada relatório emitido entre 2018 e 2020. Os resultados mostram uma baixa legibilidade por parte dos relatórios de asseguração das empresas auditadas pelas Big Four´s e que, em contraponto, as empresas de Verificação e Consultoria apresentaram níveis mais altos de legibilidade em comparação com as empresas de auditoria. Também foi identificado que somente uma de todas as empresas que realizaram os trabalhos de asseguração externa é brasileira. Percebe-se que os níveis de legibilidade dos relatórios de asseguração são baixos, e que pode resultar no desinteresse daqueles que não possuem conhecimento técnico e específico sobre o assunto, tornando-se contraditório com relação ao seus objetivos, que é tornar público e assegurar que as empresas estão cumprindo com ações socioambientais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.