Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34301
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_JuliaRodriguesDeCarvalhoSilva_tcc.pdf626,63 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise socioeconômica e demográfica dos construtos da alfabetização financeira sobre a população do Distrito Federal e entorno com foco na variável raça/cor
Autor(es): Silva, Júlia Rodrigues de Carvalho
Orientador(es): Botelho, Ducineli Régis
Assunto: Educação
Alfabetização financeira
Indicadores sociais
Data de apresentação: 27-Out-2021
Data de publicação: 24-Mar-2023
Referência: SILVA, Júlia Rodrigues de Carvalho. Análise socioeconômica e demográfica dos construtos da alfabetização financeira sobre a população do Distrito Federal e entorno com foco na variável raça/cor. 2021. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A educação financeira tem sido um tema cada vez mais estudado em países pelo mundo todo e a alfabetização financeira teve e continua sendo destaque nesses estudos, devido a importância da gestão financeira pessoal para o desenvolvimento individual e, consequentemente, do Estado. Este estudo teve como objetivo analisar os construtos de alfabetização financeira sobre a população do Distrito Federal e Entorno, a partir da variável raça/cor. Com isto, pretende-se verificar se há diferenciações nas respostas quando considerada esta variável. Para atingir o objetivo de pesquisa foi aplicado um questionário adaptado do modelo validado de Potrich e Vieira (2018). Foram coletadas 254 respostas no total. Com os dados coletados na pesquisa foi possível concluir que os construtos obtiveram padrões divergentes de resposta quando relacionada com a variável raça/cor. Esses dados levam à conclusão de que há fatores socioeconômicos e demográficos que se relacionam e impactam o nível de alfabetização financeira dos indivíduos.
Abstract: Financial education has been increasingly studied in countries around the world, and financial literacy has had and continues to be highlighted in studies, due to the importance of personal financial management for the personal development and, consequently, of the State. This study aimed to analyze the constructs of financial literacy of the population in the Federal District and surrounding areas, based on the variable race/color. With this, it is intended to verify if there are differences in the answers when considering this variable. To achieve the research objective, a questionnaire adapted from the validated model of Potrich and Vieira (2018) was provided. A total of 254 responses were collected. With the data collected in the research, it was possible to conclude that the constructs obtained divergent response patterns when related to the race/color variable. These data lead to the conclusion that there are socioeconomic and demographic factors that are related to and impact the financial literacy level of individuals.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.