Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34318
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MariaEduardaPontesEPontes_tcc.pdf2,32 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Perscrutando narrativas: histórias vividas como professores de artes visuais
Autor(es): Pontes, Maria Eduarda Pontes e
Orientador(es): Hargreaves, Lisa Minari
Assunto: Professores - formação
Professores - prática profissional
Professores de arte - formação
Artes visuais
Data de apresentação: 16-Nov-2021
Data de publicação: 27-Mar-2023
Referência: PONTES, Maria Eduarda Pontes e. Perscrutando narrativas : histórias vividas como professores de artes visuais. 2021. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Plásticas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esse trabalho de conclusão de curso investiga quais são as histórias, experiências e trajetórias de alguns professores que estão ou já passaram pelo dinâmico processo de transição de aluno a professor de Artes Visuais. Foram considerados aspectos de formação, autoformação, experiências de vida e relacionamentos com os alunos em sala de aula. Para melhor contextualização, é apresentado um breve histórico da formação dos professores de Artes Visuais no Brasil. Além disso, este trabalho se utiliza da Metodologia de Pesquisa Qualitativa (FLICK, 2009) ao apresentar uma pequena série de entrevistas semiestruturadas com alunos do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília (VIS – UnB) e professores de Artes Visuais que atuam em diversos níveis em instituições públicas e privadas do Plano Piloto, da cidade de Pelotas e de cidades satélites do Distrito Federal. Nessas entrevistas, em que se considera uma abordagem (auto)biográfica (JOSSO, 2020) para a educação, as histórias de vida dos professores se revelam essenciais para a compreensão de suas formações, suas realidades socioculturais e suas práticas de educação em Artes Visuais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.