Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34350
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MichaelDouglasRodriguesDeSouza_tcc.pdf95,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Marketing contábil : um estudo de caso com escritórios de contabilidade no Distrito Federal
Autor(es): Souza, Michael Douglas Rodrigues de
Orientador(es): Resende, Alex Laquis
Assunto: Contabilidade
Marketing
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 28-Mar-2023
Referência: SOUZA, Michael Douglas Rodrigues de. Marketing contábil: um estudo de caso com escritórios de contabilidade no Distrito Federal. 2021. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: 0 presente Trabalho de Conclusão de Curso busca demonstrar a percepção que os profissionais de marketing atuantes do mercado de trabalho no Distrito Federal têm a respeito da área de serviços contábeis com base em sua experiência de atuação, e ainda, suas expectativas futuras para este ramo de trabalho competitivo. O objetivo principal é verificar de acordo com suas experiências passadas as suas percepções a respeito da área contábil e a aplicação do marketing a ela. Tem o objetivo adicional de verificar se há a busca pela profissionalização do marketing nas empresas contábeis e ainda se há características específicas, desafios, pontos de atenção, peculiaridades e dificuldades quando da elaboração de serviços de marketing e propaganda para os profissionais contábeis. Utiliza-se para tanto, de análise documental, bibliográfica e entrevista semiestruturada com 3 profissionais atuantes do mercado de marketing e publicidade no Distrito Federal. Após os relatos de suas experiências e suas percepções, foi verificado as características principais, o que é o trabalhado de marketing prático e suas percepções a respeito da área contábil. Por meio do roteiro aplicado nas entrevistas semiestruturadas foi possível conduzir as reuniões de modo que permitisse a comparação dos principais pontos explanados. Adicionalmente, foi possível verificar qual o cenário existente no mercado atual e qual o cenário esperado pelos profissionais de marketing para a área contábil para os próximos anos.
Abstract: This Course Completion Paper seeks to demonstrate the perception that marketing professionals working in the labor market in the Federal District have about the accounting services area based on their experience, and also their expectations for this field of activity. competitive work. The main objective is to verify, according to their past experiences, their perceptions about the accounting area and the application of marketing to it. It has the additional objective of verifying if there is a search for marketing professionalization in accounting companies and also if there are characteristics, challenges, points of attention, peculiarities and difficulties when preparing marketing and advertising services for accounting professionals. For this, it uses documental and bibliographic analysis and semi-structured interviews with 3 professionals working in the marketing and advertising market in the Federal District. After the reports of their experiences and their perceptions, the main characteristics were verified, which is the practical marketing work and their perceptions regarding the accounting area. Through the script chosen in the semi-structured options, it was possible to conduct such meetings in a way that allowed a comparison of the main points explained. Additionally, it was possible to verify what the scenario exists in the current market and what is the scenario expected by marketers for an accounting area for the coming years.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.