Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34350
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MichaelDouglasRodriguesDeSouza_tcc.pdf95,75 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorResende, Alex Laquis-
dc.contributor.authorSouza, Michael Douglas Rodrigues de-
dc.identifier.citationSOUZA, Michael Douglas Rodrigues de. Marketing contábil: um estudo de caso com escritórios de contabilidade no Distrito Federal. 2021. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021.pt_BR
dc.description.abstract0 presente Trabalho de Conclusão de Curso busca demonstrar a percepção que os profissionais de marketing atuantes do mercado de trabalho no Distrito Federal têm a respeito da área de serviços contábeis com base em sua experiência de atuação, e ainda, suas expectativas futuras para este ramo de trabalho competitivo. O objetivo principal é verificar de acordo com suas experiências passadas as suas percepções a respeito da área contábil e a aplicação do marketing a ela. Tem o objetivo adicional de verificar se há a busca pela profissionalização do marketing nas empresas contábeis e ainda se há características específicas, desafios, pontos de atenção, peculiaridades e dificuldades quando da elaboração de serviços de marketing e propaganda para os profissionais contábeis. Utiliza-se para tanto, de análise documental, bibliográfica e entrevista semiestruturada com 3 profissionais atuantes do mercado de marketing e publicidade no Distrito Federal. Após os relatos de suas experiências e suas percepções, foi verificado as características principais, o que é o trabalhado de marketing prático e suas percepções a respeito da área contábil. Por meio do roteiro aplicado nas entrevistas semiestruturadas foi possível conduzir as reuniões de modo que permitisse a comparação dos principais pontos explanados. Adicionalmente, foi possível verificar qual o cenário existente no mercado atual e qual o cenário esperado pelos profissionais de marketing para a área contábil para os próximos anos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordContabilidadept_BR
dc.subject.keywordMarketingpt_BR
dc.titleMarketing contábil : um estudo de caso com escritórios de contabilidade no Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-28T14:37:32Z-
dc.date.available2023-03-28T14:37:32Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34350-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This Course Completion Paper seeks to demonstrate the perception that marketing professionals working in the labor market in the Federal District have about the accounting services area based on their experience, and also their expectations for this field of activity. competitive work. The main objective is to verify, according to their past experiences, their perceptions about the accounting area and the application of marketing to it. It has the additional objective of verifying if there is a search for marketing professionalization in accounting companies and also if there are characteristics, challenges, points of attention, peculiarities and difficulties when preparing marketing and advertising services for accounting professionals. For this, it uses documental and bibliographic analysis and semi-structured interviews with 3 professionals working in the marketing and advertising market in the Federal District. After the reports of their experiences and their perceptions, the main characteristics were verified, which is the practical marketing work and their perceptions regarding the accounting area. Through the script chosen in the semi-structured options, it was possible to conduct such meetings in a way that allowed a comparison of the main points explained. Additionally, it was possible to verify what the scenario exists in the current market and what is the scenario expected by marketers for an accounting area for the coming years.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.