Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34382
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_ElieteRodriguesBertolino_tcc.pdf364,12 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMaia, Hélio José Santos-
dc.contributor.authorBertolino, Eliete Rodrigues-
dc.identifier.citationBERTOLINO, Eliete Rodrigues. A importância da afetividade na educação dos anos iniciais do ensino fundamental. 2021. 33 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA afetividade no cenário atual é vista como facilitadora do método de instrução e de aprendizagem, no qual o aluno passa a ser alvo da empatia dos educadores, os quais precisam fazer com que estes se sintam estimulados e felizes no âmbito escolar. Dessa forma, este estudo traz como problemática o seguinte questionamento: Como a afetividade pode contribuir para a ampliação dos conhecimentos do educando durante a Educação Infantil? Assim, o objetivo central deste é justamente analisar e demonstrar a relevância do relacionamento afetivo entre o educando e o docente no decorrer do processo de ensino e de aprendizagem na Educação Infantil, haja vista de que este exerce em sala de aula, um papel sublime que pode mexer com a emoção das crianças, através de um simples sorriso, um abraço, um aperto de mão, enfim, demonstrando afeto com palavras, mas, sobretudo, atitudes. Dessa feita, para sua realização utiliza-se a análise bibliográfica que contempla a temática supracitada. Seu referencial teórico está disseminado ao longo de três capítulos e entre suas considerações finais é possível apontar que de fato a afetividade nas relações que se estabelecem na Educação Infantil se constitui em um forte instrumento que permite a formação para cidadania de indivíduos mais plenos que aprendem e se mantêm aprendendo ao longo da vida.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordAfetividadept_BR
dc.subject.keywordCrianças - desenvolvimentopt_BR
dc.titleA importância da afetividade na educação dos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-29T23:07:03Z-
dc.date.available2023-03-29T23:07:03Z-
dc.date.submitted2021-11-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34382-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Affection in the current scenario is seen as a facilitator of the method of instruction and learning, in which the student becomes the target of empathy from educators, who need to make them feel stimulated and happy in the school environment. Thus, this study brings as a problem the following question: How can effectivity contribute to the expansion of the student's knowledge during Kindergarten? Thus, the main objective of this is precisely to analyze and demonstrate the relevance of the affective relationship between the student and the teacher during the teaching and learning process in Early Childhood Education, given that it plays a sublime role in the classroom. It can affect the emotions of children, through a simple smile, a hug, a handshake, in short, showing affection with words, but, above all, with attitudes. This time, for its realization, the bibliographic analysis that contemplates the aforementioned theme is used. Its theoretical framework is spread over three chapters and among its final considerations it is possible to point out that, in fact, affection in the relationships that are established in Early Childhood Education constitutes a strong instrument that allows for the formation for citizenship of more complete individuals who learn and keep learning throughout life.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.