Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3446
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MisleneLuizSilvadeOliveira.pdf807,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A expressão dos movimentos tropismais Entre a vida e a morte, de Nathalie Sarraute
Autor(es): Oliveira, Mislene Luiz Silva de
Orientador(es): Sousa, Germana Henriques Pereira de
Assunto: Escritores franceses
Tradução e interpretação
Língua francesa - tradução
Data de apresentação: 28-Nov-2011
Data de publicação: 7-Mai-2012
Referência: OLIVEIRA, Mislene Luiz Silva de. A expressão dos movimentos tropismais Entre a vida e a morte, de Nathalie Sarraute. 2011. 127 f., il. Monografia (Bacharelado em Letras - Tradução - Francês)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O trabalho pretende explorar um pouco mais da obra de Nathalie Sarraute e entender os tropismos, que são a fonte de toda a força criativa e que a levou a escrever. Além disso, procura observar as características do Nouveau Roman, como movimento estético na França; como elas se manifestam e quais efeitos causam no texto. Tenta recriar os tropismos em português e se colocar na situação Entre a vida e a morte que Sarraute explora em sua obra, como a situação limite à qual o escritor e, por conseguinte, o tradutor são confrontados. Trechos sequenciados da obra Entre la vie et la mort são traduzidos e analisados por entender que essa é a melhor forma de compreensão da obra. Sobre a questão metodológica no que diz respeito à análise literária do texto da Sarraute, serviu de base o livro ‘O Uso da Palavra em Nathalie Sarraute’ (SOUSA, 2010) uma vez que ele destrincha os elementos constituintes da obra sarrautiana, possibilitando assim uma análise mais minuciosa do texto e consequentemente a execução do trabalho crítico que deve prenunciar a tradução.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Curso de Letras-Tradução-Francês, 2011.
Aparece na Coleção:Letras - Tradução - Francês



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons