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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorOliveira, Roni Ivan Rocha de-
dc.contributor.authorMoura, Rejane de Sousa-
dc.contributor.authorMarques, Vinícius Batista Pinheiro-
dc.identifier.citationMARQUES, Vinícius Batista Pinheiro; MOURA, Rejane de Sousa. Cartografia das escolas do campo do Distrito Federal. 2022. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2022.pt_BR
dc.description.abstractBrasília foi construída a partir de planejamento. Nos anos 60, o espaço rural do DF foi organizado para produzir alimentos e abastecer a nova capital mediante o desenvolvimento da agricultura familiar local. Contudo, a partir dos anos 70 as políticas públicas de gestão do território rural favoreceram a criação de grandes fazendas produtoras de commodities. A partir desse período, a população do DF cresceu além do previsto, pressionando a gestão do território. Assim, outros agentes além do Estado influenciaram na dinâmica espacial. Por seu turno, as escolas localizadas na zona rural das Regiões Administrativas são frutos dessa territorialização. Logo, é importante entender o processo de constituição do espaço rural do DF para compreender a distribuição dessas Escolas do Campo e como elas dialogam atualmente com o território. Para isso, utilizar a “Cartografia Social” pode contribuir com informações, perguntas e interpretações sobre as interfaces entre Escolas do Campo, gestão territorial, política habitacional, economia, questões socioambientais e história do DF. Portanto, é necessário que a Educação do Campo do DF amplie suas informações sobre os territórios onde as escolas se localizam, e como essas unidades podem contribuir para gerar força de atuação das comunidades escolares nos processos de gestão territorial.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCartografia socialpt_BR
dc.subject.keywordEducação do campopt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF) - educaçãopt_BR
dc.titleCartografia das escolas do campo do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-04-06T15:37:38Z-
dc.date.available2023-04-06T15:37:38Z-
dc.date.submitted2022-09-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34479-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.contributor.advisorcoRocha, Eliene Novaes-
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