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dc.contributor.advisorSantos, Clarice Aparecida dos-
dc.contributor.authorOliveira, Jaqueline Pereira de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Jaqueline Pereira de. A inclusão da educação empreendedora na BNCC versus projetos de vida praticados nas escolas do campo do Distrito Federal. 2022. 23 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é apresentar as semelhanças e a co-rrelação entre os Projetos de Vida desenvolvidos pelos educadores e educadoras da Educação Básica das Escolas do Campo do Distrito Federal e, os aspectos da Educação Empreendedora, em razão de tratar-se de um tema inserido recentemente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o intuíto de desmistificar os paradigmas criados sobre a implementação do empreendedorismo nas escolas. Sabe-se que a Escola tem um papel fundamental na formação de indivíduos, pois é através dos processos de ensino e aprendizagem, e a aplicabilidade por meio dos Projetos de vida, que os educandos despertam a criatividade e o reconhecimento do seu potencial de transformação e geração de impactos positivos, identificando habilidades como o altruísmo, a empatia e a capacidade de desenvolver ações coletivas na resolução de problemas. Portanto, por entender esse importante papel da Escola, o Ministério da Educação aprovou a inclusão da Educação Empreendedora nas Escolas, descrevendo no documento da BNCC os aspectos a serem trabalhados com os educandos em sala de aula. Destarte, os educadores e educadoras deverão criar meios e alternativas para desenvolver e ampliar as habilidades e competências do educando. Para tanto, neste trabalho serão elencados os aspectos relevantes da BNCC acerca da Educação Empreendedora nas Escolas, bem como, a importância do desenvolvimento dos Projetos de Vida, as características de empreendedorismo social, as competências empreendedoras e socioemocionais do indivíduo, as múltiplas competências do(a) educador(a) do campo, os posicionamentos das duas correntes de educadores(as) e especialistas acerca da inclusão da Educação Empreendedora nas Escolas, bem como, o resutado da análise documental realizada em Projetos escolares desenvolvidos em algumas escolas do campo do Distrito Federal. Ao final deste trabalho espera-se que leitor compreenda que a Educação Empreendedora não é um tema voltado para a formação de indivíduos para o mercado de trabalho, e sim, uma alternativa de educação capaz formar cidadãos críticos e atuantes, contribuindo para a formação de uma sociedade democrática, justa e que valorize o ser humano, pensando no crescimento coletivo, na sustentabilidade e em uma melhor qualidade de vida para todos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF) - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação do campopt_BR
dc.subject.keywordEmpreendedorismopt_BR
dc.titleA inclusão da educação empreendedora na BNCC versus projetos de vida praticados nas escolas do campo do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-04-06T15:39:20Z-
dc.date.available2023-04-06T15:39:20Z-
dc.date.submitted2022-08-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34482-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The objective of this work is to present the similarities and the correlation between the Life Projects developed by the educators of Basic Education of the Rural Schools of the Federal District and, the aspects of the Entrepreneurial Education, because it is a theme recently inserted in the National Curricular Common Base (BNCC), with the aim of demystifying the paradigms created on the implementation of entrepreneurship in schools. It is known that the School has a fundamental role in the formation of individuals, because it is through the teaching and learning processes, and the applicability through Life Projects, that students awaken creativity and recognition of their potential for transformation and generation of positive impacts, identifying skills such as altruism, empathy and the ability to develop collective actions in solving problems. Therefore, in order to understand this important role of the School, the Ministry of Education approved the inclusion of Entrepreneurial Education in Schools, describing in the BNCC document the aspects to be worked with students in the classroom. Thus, educators must create means and alternatives to develop and expand the student's skills and competences. Therefore, in this work, the relevant aspects of the BNCC about Entrepreneurial Education in Schools will be listed, as well as the importance of the development of Life Projects, the characteristics of social entrepreneurship, the entrepreneurial and socio-emotional skills of the individual, the multiple skills of the( a) field educator, the positions of the two streams of educators and specialists about the inclusion of Entrepreneurial Education in Schools, as well as the result of the document analysis carried out in school projects developed in some rural schools in the District Federal. At the end of this work, it is expected that the reader understands that Entrepreneurial Education is not a theme focused on the formation of individuals for the job market, but an alternative of education capable of forming critical and active citizens, contributing to the formation of a democratic, fair society that values the human being, thinking about collective growth, sustainability and a better quality of life for all.pt_BR
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