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dc.contributor.advisorSilva, Tiago Barros Pontes e-
dc.contributor.authorFarage, Helena Callaça Gadioli-
dc.identifier.citationFARAGE, Helena Callaça Gadioli. Ensaio sobre design de gamificação no contexto corporativo. 2022. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo aborda o tema da gamificação, dedicando-se à articulação de conceitos teóricos e à análise de promoção de engajamento, destacando-se a sua dimensão ética. Para tanto, é realizada uma comparação entre os conceitos de jogo e trabalho, com intuito de identificar suas principais dissimilitudes que podem comprometer as transposições diretas em processos de gamificação. Dada a atual difusão expansão estratégias de engajamento aplicadas ao ambiente corporativo que visam motivar os trabalhadores, torna-se necessário identificar estas estratégias e refletir sobre as suas implicações e limites éticos. Enquanto resultado, são propostas sugestões de práticas que podem ser adotadas por projetistas visando evitar o caráter nocivo da gamificação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGamificaçãopt_BR
dc.subject.keywordTrabalhopt_BR
dc.subject.keywordTrabalho - desempenhopt_BR
dc.subject.keywordJogospt_BR
dc.subject.keywordÉticapt_BR
dc.titleEnsaio sobre design de gamificação no contexto corporativopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-04-11T11:28:42Z-
dc.date.available2023-04-11T11:28:42Z-
dc.date.submitted2022-04-28-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34508-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This article addresses the topic of gamification, focusing on the articulation of theoretical concepts and the analysis of engagement promotion, highlighting its ethical dimension. Therefore, a comparison is made between the concepts of game and work to identify their main dissimilarities that can compromise direct transpositions in gamification processes. Given the current spread of engagement strategies applied to the organizational environment that aim to motivate workers, it has become necessary to identify these strategies and reflect on their ethical implications and limits. As a result, we present suggestions of practices for designers in order to avoid the harmful character of gamification.pt_BR
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