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Título: Desenvolvimento de metodologias numéricas para análise investigativa do escoamento em parapentes
Autor(es): Vieira, João Pedro Leal
Orientador(es): Barcelos Júnior, Manuel Nascimento Dias
Assunto: Escoamento (Engenharia)
Aerodinâmica
Fluidodinâmica computacional
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 12-Abr-2023
Referência: VIEIRA, João Pedro Leal. Desenvolvimento de metodologias numéricas para análise investigativa do escoamento em parapentes. 2022. 149 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho propõe a realização de simulações numéricas fluidodinâmicas em parapentes para estudo do comportamento do escoamento em diversas metodologias simplificadas e replicáveis. Para as avaliações foram utilizados o método dos painéis, com o software XFLR5, e o método de volumes finitos, com o software ANSYS Fluent, em avaliações bidimensionais e tridimensionais em uma abordagem investigativa do comportamento do escoamento. Foi feito um estudo de malha e escolha do modelo de turbulência com a utilização do perfil NACA 43012-A, onde, dado os resultados, o modelo k-w foi escolhido. As abordagens em 2D e quasi-2D por volumes finitos foram realizadas para três geometrias diferentes na abertura do perfil ASCENDER, e apresentaram fenômenos previstos em teoria como a bolha de separação e o vórtice interno de baixa velocidade que afetaram negativamente a performance aerodinâmica. O método dos painéis foi utilizado para duas das geometrias citadas que não possuem escoamento interno, e os resultados apontaram promissores para futuras tentativas de reprodução do coeficiente de sustentação. Uma das abordagens tridimensionais foi feita para o perfil ASCENDER em uma tentativa de representação de um experimento de referência em túnel de vento realizado e foi avaliada a presença de efeitos de ponta de asa que dificultariam uma avaliação de performance aerodinâmica, sendo avaliado então a pressão diferencial em pontos de corda do caso experimental. Logo, optou-se por uma adaptação do problema e os resultados foram comparados aos casos 2D e quasi-2D, sugerindo uma grande influência de efeitos tridimensionais no arrasto, mas não tão relevantes na sustentação. A última abordagem tridimensional por volumes finitos foi feita para o perfil Nasa LS(1)-0417 e os resultados foram comparados com experimentos, concluindo que existem diversos fatores como a condição de parede rígida da asa, erros experimentais, refino de áreas sensíveis do problema e efeitos transientes que necessitam ser aprimoradas para uma maior aproximação.
Abstract: This work proposes the realization of numerical fluid-dynamic simulations in ram-air parachute wings to study the flow behavior in several simplified and replicable methodologies. For the evaluations, the panel method and the finite volume method were used in two-dimensional and three-dimensional evaluations in an investigative approach of the flow behavior. A mesh study was carried out and the turbulence model was chosen using the NACA 43012-A airfoil, where, given the results, the k-w model was chosen. The 2D and quasi-2D finite volume approaches were perfomed for three geometries of the ASCENDER airfoil different in each representation of the leading edge opening, and the results presentes phenomena predicted in theory such as the separation bubble and the low-velocity internal vortex that negatively affected the aerodynamic performance. The panel method was used for two of the aforementioned geometries that do not have internal flow, and the results showed promising results for future attempts to reproduce the lift coefficient. One of the three-dimensional approaches was made to the ASCENDER airfoil in an attempt to represent a reference experiment in wind tunnel and the presence of wingtip effects that would make and aerodynamic performance evaluation difficult was found, thus it was preferred to evaluate the differential pressure at the chord points measured experimentallly. Therefore, an adaptation of the problem was chosen and the results were compared to 2D and quasi-2D cases, suggesting a great influence of three-dimensional effects on drag, but not so revelant in lift. The last three-dimensional finite volume approach was made for the Nasa LS(1)-0417 airfoil and the results were compared with experiments, concluding that there are several factors such as the rigid wall assumption of the wing, experimental errors, refinement on sensitive areas of the problem and transient effects that need to be improved to get the results closer to each other.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2022.
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