Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34558
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MarianaRadicchi_tcc.pdf513,78 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Cooperação internacional entre o Brasil e o Reino Unido no programa de qualificação internacional em turismo e hospitalidade
Autor(es): Radicchi, Mariana
Orientador(es): Bécard, Danielly Silva Ramos
Assunto: Cooperação internacional
Relações bilaterais Brasil-Reino Unido
Turismo cultural
Hospitalidade
Data de apresentação: 13-Mai-2020
Data de publicação: 12-Abr-2023
Referência: RADICCHI, Mariana. Cooperação internacional entre o Brasil e o Reino Unido no programa de qualificação internacional em turismo e hospitalidade. 2020. 29 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Relações Internacionais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Turismo e Relações internacionais têm características em comum, como a interdisciplinaridade e a análise holística perante os fatos ocorridos. A partir da similaridade das áreas de estudo, o artigo a seguir trata da cooperação internacional e detalha o Programa de Qualificação Internacional (PQI) em turismo e hospitalidade do Ministério do Turismo. No PQI, estudantes de graduação em Turismo ou Hotelaria receberam bolsas de auxílio para estudar em faculdades europeias durante três meses com o objetivo de trazer as melhores práticas empregadas por lá e aplicar em projetos no Brasil. Além disso, o artigo traça um paralelo do PQI com o programa de bolsas de estudo Chevening, como ele é implementado no Brasil e como se deu a continuidade do trabalho feito após o retorno dos bolsistas ao país. Através dos métodos de pesquisa explicativo e qualitativo, o artigo questionou o motivo de o PQI não ter tido continuidade. Utilizou-se a hipótese da falta de recursos orçamentários do ministério e as sucessivas trocas de ministro no órgão supracitado. Conclui-se que houve, de fato, sucessivas trocas de ministros, o que não impediu que o projeto de qualificação internacional fosse elevado a Programa de Qualificação Internacional. Porém, por falta de material e informações disponíveis, a hipótese sobre o descontinuamento do projeto por falta de recursos orçamentários não pode ser confirmada.
Abstract: Tourism and international relations have characteristics in common such as interdisciplinary, holistic analysis towards the occurred facts. Based on the similarity of the study areas, the following article treats about international cooperation and details the Ministry of Tourism's International Qualification Programme (IQP). In the IQP, undergraduate Brazilian students in Tourism or Hospitality received scholarships to study in European colleges during three months in order to bring the best practices learnt there and apply to projects in Brazil. In addition, the article draws a parallel with the Chevening scholarship programme and how it is implemented in Brazil and the business continuity after the students returned to the country. Through the explanatory and qualitative research method, the article tries to answer the reason why the IQP did not have continuity. The hypothesis is the lack of budgetary resources of the ministry and the successive changes of minister in the aforementioned institution. It is concluded that due to insufficiency material and information available, the hypothesis cannot be confirmed.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Especialização



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.